sexta-feira, 25 de julho de 2014

Israel rejeita proposta de trégua dos EUA e da ONU

Por unanimidade, o governo de Israel recusou hoje uma proposta de cessar-fogo por sete dias feita pelo secretário de Estado americano, John Kerry, com o apoio do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, para permitir ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza e encaminhar uma solução para o conflito com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas).

"Vamos continuar trabalhando até que os dois lados voltem ao bom senso", lamentou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos ao admitir mais um fracasso para obter uma trégua.

Israel exige o desarmamento do Hamas, que por sua vez rejeita qualquer trégua que não inclua o fim do bloqueio a Gaza.

As Nações Unidas, os EUA e o Egito, que lideram as negociações de cessar-fogo, sabem que sem um acordo de paz definitivo a situação voltará a explodir, como no fim de 2008 e em 2012.

A proposta americana é de retomada do processo de paz assim que terminar o atual conflito armado, mas o primeiro-ministro linha-dura de Israel aproveitou o momento para descartar qualquer possibilidade de devolver a Cisjordânia ocupada sob a alegação de que "seriam 20 Gazas". Isto seria o fim da paz baseada na existência de dois países convivendo lado a lado, com a criação de uma pátria para os palestinos.

Nenhum comentário: