quarta-feira, 30 de julho de 2014

Israel pode propor termos do cessar-fogo à ONU

Por orientação do Ministério do Exterior, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pode apresentar um projeto de resolução ao Conselho de Segurança das Nações Unidas com as exigências de Israel para um cessar-fogo definitivo na guerra contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e outros grupos radicais palestinos, noticiou o jornal liberal israelense Haaretz.

Esta "saída diplomática" visa a tirar a legitimidade internacional conquistada pelo Hamas ao resistir à ofensiva israelense, desmilitarizar a Faixa de Gaza e devolver o governo do território à Autoridade Nacional Palestina (ANP). Foi proposta em carta do diretor-geral da Chancelaria de Israel, Nissim ben Shetrit, ao conselheiro de Segurança Nacional, Yossi Cohen.

O documento lembra a Resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs fim à guerra contra a milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus). Ela previa o desarmamento do Sul do Líbano e a ocupação da região ao sul do Rio Litani pelo Exército libanês.

A meta agora seria obter o apoio do Egito, dos Estados Unidos, das potências europeias e da ANP para contornar o Hamas e não ceder a suas exigências. A mais importante é o fim do bloqueio à Faixa de Gaza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece-me que Israel está provocando a absorção da faixa de gaza pelo Egito; será o fim do povo palestino.
Simeon.

Nelson Franco Jobim disse...

O governo do Egito, inimigo da Irmandade Muçulmana, se aliou a Israel contra o Hamas, que é filho da Irmandade.