quinta-feira, 24 de julho de 2014

FMI adverte que recuperação exige estímulos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou de 3,7% para 3,4% sua previsão para o crescimento da economia mundial em 2014 e advertiu que "a recuperação mundial precisa de forte apoio". Para 2015, a expectativa é de um avanço de 4%.

No Brasil, pelos cálculos do fundo, a expansão neste ano deverá ser de 1,3%, em vez do 1,8% anunciado em abril. As projeções do mercado já estão abaixo disso, em torno de 1%, enquanto o governo promete 1,8%. Em contraste, as economias emergentes vão crescer em média 4,6%.

A queda mais significativa foi para a economia dos Estados Unidos. Depois de encolher num ritmo de 2,9% ao ano no primeiro trimestre de 2014, a maior economia do mundo deve crescer 1,7% e não os 2,8% da previsão anterior. O FMI recomenda ao governo americano medidas para estimular a atividade econômica.

A China teve uma redução de expectativa mais moderada, de 7,6% para 7,4%. O índice dos gerentes de compras calculado pelo banco HSBC, divulgado hoje constatou um forte avanço da produção industrial chinesa, o mais forte em um ano e meio, confirmando a retomada do crescimento do setor na segunda maior economia do mundo.

Nenhum comentário: