terça-feira, 15 de julho de 2014

Carro-bomba mata 89 pessoas no Afeganistão

Um carro-bomba explodiu hoje num mercado cheio de gente na província oriental de Paktika, no Afeganistão, matando pelo menos 89 pessoas. Foi o ataque mais violento no país em um ano. O governador distrital Mohamed Raza Kharoti, acredita que o total de mortos pode passar de cem porque ainda há vítimas soterradas.

A milícia fundamentalista dos Talebã negou responsabilidade pelo atentado: "A verdade sobre este ataque vai ficar clara depois da investigação, mas nós queremos anunciar claramente que não foi obra dos mujahedin do Emirado Islâmico do Afeganistão", declarou o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, acrescentando que a orientação dos líderes é não atacar civis.

O local da explosão é próximo da fronteira incerta entre o Afeganistão e a região do Waziristão do Norte, no Paquistão, onde o Exército andou realizando operações nas últimas semanas, pressionando os rebeldes extremistas a se refugiar no Afeganistão.

Em Cabul, uma bomba acionada por controle remoto matou dois funcionários da assessoria de imprensa do presidente Hamid Karzai. Os Talebã reivindicaram a responsabilidade por essas mortes.

Nenhum comentário: