quinta-feira, 17 de julho de 2014

Boeing da Malásia cai na fronteira Rússia-Ucrânia

Um Boeing 777 da companhia aérea Malaysia Airlines que ia de Amsterdã, na Holanda, para Kuala Lumpur, a capital da Malásia, com 298 pessoas a bordo desapareceu dos radares hoje quando sobrevoava a fronteira entre a Ucrânia e a Rússia.

As causas da tragédia ainda não foram apontadas. Como há uma guerra civil entre rebeldes apoiados pelo Kremlin e o governo central de Kiev, há suspeitas de que o avião possa ter sido abatido por engano. O presidente da Ucrânia, Petro Porochenko, não descarta essa possibilidade.

Nas últimas semanas, o governo ucraniano denunciou que os rebeldes têm armas sofisticadas cedidas pela Rússia, inclusive mísseis antiaéreos. Se o avião tiver caído por falha mecânica, os destroços devem estar espalhados por uma área relativamente restrita. Se foi atingido por um míssil em pleno ar, os restos estarão dispersos numa área muito maior.

Ontem, o presidente Barack Obama anunciou a ampliação das sanções contra a Rússia com foco específico em empresas dos setores de energia e defesa. Entre elas, estão quatro das mais importantes empresas do país: Gazprombank, o banco da maior empresa de gás do mundo; Rosneft, do setor de petróleo; Novatek; e o banco estatal Vnesheconombank.

Nenhum comentário: