quinta-feira, 10 de julho de 2014

Alemanha expulsa diretor do escritório da CIA

Diante de duas novas denúncias de espionagem dos Estados Unidos, a Alemanha pediu hoje ao mais alto funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem americano, que saia do país. O governo alemão já havia convocado o embaixador dos EUA para pedir explicações.

"Ao representante dos serviços de inteligência americanos na Embaixada dos EUA, foi pedido que deixe a Alemanha", declarou o porta-voz Steffen Seibert, lendo uma nota oficial citada pelo jornal The Washington Post.

O porta-voz acrescentou que a expulsão foi decidida com base "no contexto das investigações em andamento da Procuradoria Federal bem como questões pendentes há meses sobre as atividades dos serviços de inteligência americanos, o que levou a Câmara Federal a criar uma comissão parlamentar de inquérito".

A crise entre os dois países, aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), começou há um ano, com a revelação pelo ex-agente Edward Snowden da espionagem eletrônica em grande escala realizada pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, inclusive do telefone celular da chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel.

Um alto funcionário da serviço secreto alemão foi preso há poucos dias sob a acusação de passar documentos confidenciais aos EUA. Outro cidadão alemão foi detido em outro caso de espionagem, o que aumentou a irritação da Alemanha, levando à expulsão do diretor da CIA.

Nenhum comentário: