quarta-feira, 18 de junho de 2014

Nigéria prende 462 suspeitos de ligação com Boko Haram

O Exército da Nigéria prendeu 462 pessoas que viajavam em 36 ônibus rumo a Porto Harcourt, anunciou hoje seu porta-voz oficial, o general Laleye Olajide, acrescentando não poder dar detalhes sobre os motivos enquanto a investigação estiver em curso. A imprensa nigeriana cita vários políticos do Sul do país para afirmar que os presos são suspeitos de pertencer à milícia terrorista muçulmana Boko Haram.

A Nigéria, país mais rico e mais populoso da África, é dividida entre o Norte, de maioria muçulmana, e o Sul, majoritariamente cristão. Enfrenta movimentos guerrilheiros nas duas regiões do país.

No Norte, o grupo Boko Haram, que repudia a educação ocidental e quer impor a lei islâmica, matou um total estimado hoje em 15 mil pessoas nos últimos cinco anos. No Sul, há o Movimento pela Emancipação do Delta do Níger, que luta pela melhor distribuição da renda do petróleo, principal produto de exportação da Nigéria.

Se a viagem dos 462 suspeitos com destino a Porto Harcourt for confirmada, isso significa que o Boko Haram planejava atacar a região produtora de petróleo no delta do rio Níger. Até agora, os ataques da milícia se concentraram no Norte e no Centro da Nigéria.

Além de ataques a terminais de ônibus na capital, Abuja, e de arrasar aldeias do Nordeste usadas como bases da contraofensiva do Exército, o Boko Haram sequestrou há dois mais de 284 meninas que estudavam num internato. Até agora, não há sinal das estudantes, que a milícia pretendia trocar por prisioneiros do grupo.

Nenhum comentário: