quarta-feira, 18 de junho de 2014

Militantes xiitas deixam Síria para lutar no Iraque

Militantes xiitas iraquianos que lutavam na guerra civil da Síria ao lado da ditadura de Bachar Assad estão voltando para o Iraque para combater a ofensiva de extremistas muçulmanos, noticiou hoje o jornal libanês The Daily Star.

Diante de sucessivas vitórias do governo sírio, os rebeldes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante que lutavam contra Assad foram para o Iraque a partir de janeiro com armas pesadas e explosivos. Depois de tomarem Mossul, no Norte, avançam rumo à capital iraquiana, Bagdá.

No momento, o Exército do Iraque luta contra os jihadistas pelo controle pela refinaria de Baiji, a maior do Iraque. Hoje o governo iraquiano pediu aos Estados Unidos bombardeios aéreos contra os rebeldes. Em Jedá, na Arábia Saudita, o ministro do Exterior iraquiano, Hochiar Zebari, citado pelo Daily Star, disse que o objetivo é quebrar a "fibra moral do inimigo".

O presidente Barack Obama hesita porque os militares americanos consideram difícil selecionar alvos que sejam capazes de mudar a relação de forças no campo de batalha.

Nenhum comentário: