quinta-feira, 19 de junho de 2014

Maioria apoia Obama no corte de emissões de carbono

Em baixa nas pesquisas de opinião, com 41% de popularidade e a aprovação de sua política externa por apenas 37% dos americanos, o presidente Barack Obama está ganhando a batalha da opinião pública na frente ambiental. Dois terços dos Estados Unidos apoiam sua proposta de redução das emissões de carbono das usinas termelétricas, indica uma pesquisa divulgada ontem pela rede de televisão NBC.

A meta das medidas anunciadas pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, do inglês) é cortar as emissões de gases que agravam o efeito estufa, causando o aumento da temperatura do planeta, por termelétricas em 30% até 2030, informa o jornal digital The Huffington Post.

Sem apoio no Congresso, onde a oposição republicana nega que a atividade humana seja responsável pela mudança do clima, Obama decidiu endurecer a regulamentação da emissão de gases por decreto. Diante da barragem de críticas dos que rejeitam a tese do aquecimento global, o presidente dos EUA alegou que "não faz sentido" continuar queimando combustíveis no volume atual.

Em entrevista neste mês, Obama admitiu estar decepcionado diante da obstrução dos conservadores nas questões ambientais: "É frustrante quando a ciência está diante de nós. Podemos discutir como, mas não vamos discutir sobre o que está acontecendo. A ciência é irrefutável."

Nenhum comentário: