quarta-feira, 11 de junho de 2014

EUA enviam armas e mísseis ao Iraque

Os Estados Unidos vão enviar ao Iraque 300 mísseis Hellfire (Fogo do Inferno), helicópteros de combate e milhões de armas leves e médias para o combate ao terrorismo, anunciou hoje a Casa Branca, diante da ofensiva da milícia extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que luta para unir Iraque, Síria e Líbano num califado fundamentalista muçulmano.

Na declaração, o governo americano faz um apelo a todos os líderes iraquianos para que busquem soluções conjuntas para os problemas do país, ignorando que o colapso do Estado e das Forças Armadas do Iraque é resultado da invasão ordenada pelo então presidente George W. Bush, em 2003.

Como não houve acordo para dar imunidade aos militares americanos depois da retirada das forças de combate no fim de 2011, os EUA treinam as forças especiais do Iraque na Jordânia e devem entregar os primeiros caças-bombardeiros F-16 ainda em 2014.

O EIIL tomou hoje Tikrit, terra natal de Saddam Hussein, o ditador deposto e executado na invasão americana. Está a apenas 150 km de Bagdá.

Nenhum comentário: