domingo, 25 de maio de 2014

Papa convida Israel e palestinos para reunião em Roma

No fim de uma missa celebrada hoje em Belém, onde nasceu Jesus Cristo, hoje uma cidade da Cisjordânia ocupada controlada pela Autoridade Nacional Palestina, o papa Francisco convidou os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da ANP, Mahmoud Abbas, para um encontro em Roma, numa tentativa de salvar o process de paz no Oriente Médio.

"Ofereço minha casa no Vaticano para acolhê-los neste momento de oração", declarou o papa, que começou ontem por Amã, na Jordânia, sua primeira viagem à Terra Santa como Sumo Pontífice.

Ao chegar a Belém, no domingo à noite, Francisco descreveu o conflito árabe-israelense como uma "situação inaceitável". Ele observou: "Para o bem de todos, é tempo de pôr fim a uma situação que se torna cada vez mais inaceitável". Defendeu o direito de dois Estados de existirem lado a lado em paz e segurança dentro de fronteiras reconhecidas internacionalmente."

Abbas e Peres aceitaram o convite. Hoje à tarde, o papa chegou a Israel. Em Jerusalém, Francisco vai à Esplanada das Mesquitas, sagrada para os muçulmanos, e ao Muro das Lamentações, sagrado para os judeus. Também visita o Memorial do Holocausto.

Nenhum comentário: