quarta-feira, 14 de maio de 2014

Explosão em mina mata 274 na Turquia

Um acidente causado pela explosão em uma mina de carvão na cidade de Soma, no Oeste da Turquia, no início da tarde de ontem matou pelo menos 274 mineiros, a maioria sufocada pelo gás carbônico.

Pelo menos 120 mineiros continuam presos no interior da mina, admitiu o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, a mais de 2 mil metros de profundidade. O governo está injetando oxigênio para que eles consigam respirar.

A explosão destruiu o sistema elétrico, paralisando os elevadores. Parentes dos mineiros passaram a noite ao redor da mina à espera do resgate, mas foram dispersados pela polícia hoje de manhã sob a alegação de que os protestos dificultam a operação.

Dos 787 mineiros que estavam no local na hora do acidente, 363 foram salvos, informou o ministro das Minas e Energia, Taner Yildiz.

Como os donos da mina são ligados ao Partido da Justiça e do Desenvolvimento, o acidente atinge a popularidade de Erdogan, que pretende lançar nas próximas semanas sua candidatura à Presidência de Turquia na eleição de agosto.

Erdogan enfrentou uma grande onda de protestos contra a destruição de uma área verde no Parque Guézi, em Istambul, a maior cidade turca, iniciada em maio de 2013. A ampla vitória de seu partido, islamita moderado, nas eleições municipais de março de 2014, consolidou sua liderança, com a forte votação no interior neutralizando a rejeição da classe média urbana secularista.

Nenhum comentário: