quinta-feira, 22 de maio de 2014

Empresas corruptoras podem pagar 400% de multa

As companhias britânicas que subornem funcionários estrangeiros para obter contratos, cometer fraudes ou lavar dinheiro estarão sujeitas a multas de até 400% de seus lucros ilícitos a partir de outubro, de acordo com novas regras a serem estabelecidas nesta sexta-feira pelo Conselho de Sentença do Reino Unido. As multas podem chegar a centenas de milhões de dólares.

Os planos para aumentar a punição dos crimes do colarinho branco estão sendo discutidas há um ano. "Por causa do aspecto internacional das investigações de fraude e corrupção, é realmente chave que as multas no Reino Unido tenham uma equivalência com as dos Estados Unidos", declarou o conselheiro real Jonathan Fisher, especialista em crimes financeiros.

Desde a última crise financeira internacional, há uma pressão pelo aumento das penas dos crimes do colarinho branco. As maiores penalidades são para enganar investigadores, subornar funcionários públicos e abusar de uma posição dominante no mercado, revelou o jornal Financial Times, que teve acesso a uma cópia da proposta.

Nenhum comentário: