sexta-feira, 23 de maio de 2014

Coreias do Sul e do Norte trocam tiros no mar

As Coreias do Norte e do Sul trocaram tiros de artilharia em 22 de maio de 2014 em águas da discutida Linha Limite Norte, uma extensão da Zona Desmilitarizada entre os dois países que o regime comunista norte-coreano considera ilegítima.

Na versão sul-coreana, obuses da artilharia naval norte-coreana caíram perto de navios do Sul que patrulhavam o mar ao redor da pequena ilha de Yeonpyeongdo, ao sul da LLN. A Marinha da Coreia do Sul respondeu dando dois tiros n'água perto de um barco patrulha da Coreia do Norte.

Em 20 de maio, navios do Sul tinham disparado tiros de advertência depois que três barcos de patrulha naval do Norte cruzaram a LLN. No dia seguinte, o regime stalinista de Pionguiangue divulgou uma declaração condenando "tiros dados a esmo" e advertindo que "todos os navios de guerra da Marinha-fantoche sul-coreana, grandes e pequenas, que manobram imprudentemente em águas sensíveis da fronteira da frente sudoeste, pontos quentes, vão se tornar sem exceção alvos de ataque por todos os meios."

Até hoje, os dois países não assinaram um acordo de paz na Guerra da Coreia (1950-53). Tecnicamente e na retórica belicista do Norte, ainda estão em guerra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Inacreditável, que a cada confronto, a Coreia do Sul desenvolve armamentos cada vez mais poderoso utilizados no confronto. a classe KDX de destróier sul-coreano chega a ter mais armas que os destróieres norte-americanos. será que os sul-coreanos já desenvolveramas armas nucleares?

Nelson Franco Jobim disse...

Até onde se sabe, conta com a proteção nuclear dos EUA.