terça-feira, 8 de abril de 2014

Kerry culpa Israel por fracasso nas negociações

O secretário de Estado americano, John Kerry, responsabilizou hoje o governo linha-dura de Israel pelo fracasso das negociações de paz com a Autoridade Nacional Palestina, por não libertar 26 palestinos presos há muitos anos e autorizar novas construções no setor ocupado de Jerusalém.

Diante da ameaça de queda do governo israelense, os Estados Unidos chegaram a oferecer em troca a soltura do espião Jonathan Pollard, condenado à prisão perpétua em 1987 por passar segredos de Estado a Israel.

Insatisfeita com o andamento das negociações, a ANP ameaçou pedir adesão a 15 agências e tratados internacionais como meio de encaminhar sua reivindicação de independência nacional. Como assim os palestinos poderiam processar Israel por crimes de guerra em tribunais internacionais, o governo israelense suspendeu a negociação para libertar os presos, deixando o processo de paz à beira do colapso.

O que Kerry não disse que é os EUA bancaram duas exigências israelenses totalmente inaceitáveis para os palestinos: o reconhecimento de Israel como um Estado judaico e a manutenção de forças israelenses no Vale do Rio Jordão, dentro do futuro país palestino.

Nenhum comentário: