terça-feira, 8 de abril de 2014

Irã e potências discutem fiscalização de acordo nuclear

As negociações entre o Irã, as cinco grandes potências com direito de veto nas Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha foram retomadas hoje em Viena, na Áustria. Nesta rodada, o foco é como fiscalizar o cumprimento pela república islâmica de um acordo para desarmar seu programa nuclear. O objetivo é chegar a um acerto definitivo até 20 de julho de 2014.

Diante da expectativa de elaborar um anteprojeto de acordo até maio, os negociadores vão discutir até amanhã o que fazer com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU impondo sanções para punir o Irã e impedir que faça a bomba atômica. Há indícios de que o país pesquisou o desenvolvimento de armas nucleares, fez simulações de testes nucleares em computador e de gatilhos para armas atômicas.

Para aumentar a urgência das negociações, os EUA disseram que o Irã tem condições de enriquecer urânio para fazer uma bomba atômica em dois meses, noticia a agência Reuters.

O ministro do Exterior iraniano, Javad Zarif, manifestou a esperança de fazer um acordo dentro do prazo, com a ressalva de que vai exigir "muito trabalho". As partes chegaram a um acordo provisório em novembro de 2013 para congelar o programa nuclear iraniano em troca da suspensão parcial das sanções impostas ao país.

Nesta rodada de negociações, os EUA protestaram contra a indicação de Hamid Aboutalebi como novo embaixador iraniano na ONU. Ele é suspeito de ter participado da ocupação da embaixada americana em Teerã em 4 de novembro de 1979, meses depois da vitória da revolução islâmica, quando 52 americanos foram mantidos como reféns durante 444 dias.

Nenhum comentário: