quinta-feira, 10 de abril de 2014

Grécia levanta 3 bilhões de euros vendendo bônus

Quatro anos depois da falência, o primeiro lançamento de bônus de longo prazo da dívida pública da Grécia foi um sucesso hoje. O país levantou 3 bilhões de euros. A demanda chegou a 20 bilhões e 90% dos pedidos de compra vieram do exterior, principalmente da Europa e dos Estados Unidos, informou o Ministério das Finanças.

Os bancos responsáveis pelo lançamento disseram que os títulos de cinco anos de prazo pagam juros de 4,95%, abaixo das previsões de que chegaria a 5,25% ou até 5,5%.

"É o ponto da virada na crise da dívida soberana", festejou Achilles Risvas, sócio-gerente da empresa Dromeus Capital Management, na Suíça, que participou da operação. É um primeiro passo para a Grécia parar de receber ajuda internacional da União Europeia, prevista para o fim de 2014, mas deve receber ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI) por mais algum tempo.

Na manhã desta quinta-feira, uma bomba explodiu no centro de Atenas, perto da sede do Banco Central. Dois telefonemas anônimos a um jornal grego avisaram que um carro-bomba com 75 quilos de explosivos havia sido estacionado diante do banco. A polícia isolou a área imediatamente; 45 minutos depois, a bomba explodiu. Ninguém saiu ferido. Foi um gesto simbólico contra a volta da Grécia ao mercado financeiro internacional.

Nenhum comentário: