quarta-feira, 30 de abril de 2014

Economia dos EUA congela no início de 2014

Sob o impacto do inverno rigoroso, a economia dos Estados Unidos ficou praticamente estagnada no primeiro trimestre de 2014, crescendo num ritmo de apenas 0,1%. Foi o segundo pior resultado desde o fim da recessão, no terceiro trimestre de 2009. Os economistas ouvidos pelo jornal The Wall St. Journal previam 1,1%.

Quase cinco anos depois, esta é a recuperação mais fraca da história moderna dos EUA. A Reserva Federal (Fed), o banco central americano, declarou que "a atividade econômica se acelerou recentemente, depois de ter se reduzido nitidamente durante o inverno, em parte por causa das condições climáticas adversas".

Os investimentos e a demanda reprimidos nos primeiros três meses podem deslanchar nos próximos meses, retomando o ritmo de crescimento de 3,4% registrado no segundo semestre de 2013. A empresa de consultoria e recursos humanos ADP, maior processadora de folhas de pagamento do país, estimou que o setor privado tenha contratado 220 mil pessoas a mais do que demitiu em abril.

Apesar do mau resultado do produto interno bruto a Bolsa de Valores de Nova York avançou 0,3%, fechando no nível recorde de 16.580 pontos.

Nenhum comentário: