terça-feira, 4 de março de 2014

Yanukovich pediu intervenção russa na Ucrânia

O presidente deposto, Viktor Yanukovich, pediu à Rússia que enviasse forças para estabilizar a Ucrânia, afirmou ontem o embaixador russo das Nações Unidas ao ler uma suposta carta documentando o pedido durante sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU.

A Ucrânia está à beira da guerra civil. Na carta, Yanukovich acusou o Ocidente de fomentar atos de violência política, terrorismo e perseguição por motivos étnicos ou linguísticos. Ele pediu a ajuda das Forças Armadas da Rússia para restabelecer "a legitimidade, a paz, a lei e a ordem na Ucrânia. Isso implica sua volta ao poder, já que Yanukovich se considera o presidente legítimo do país.

Churkin declarou que a Rússia tem o direito de defender os russos e de deter os "extremistas" que estariam desestabilizando a Ucrânia.

Os analistas consideram mais provável que o homem-forte da Rússia, Vladimir Putin, use o Leste da Ucrânia como instrumento de barganha diante do novo governo de Kiev, da Europa e dos Estados Unidos, em vez de partir para uma guerra de custos imprevisíveis.

Nenhum comentário: