sexta-feira, 21 de março de 2014

Turquia bloqueia acesso ao Twitter

A pedido do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que luta para sobreviver a um escândalo de corrupção, a Justiça da Turquia bloqueou o acesso ao Twitter até as eleições municipais de 30 de março, informa a agência Reuters.

Horas antes, Erdogan ameaçou acabar com o Twitter, um dos principais instrumentos das críticas da oposição, observa o jornal turco T24, reproduzido no jornal francês Courrier International, uma coletânea de artigos da imprensa mundial.

O presidente Abdullah Gul, que disputa o poder com Erdogan dentro do partido do governo, criticou a medida tuitando que proibir o acesso a redes sociais é "inaceitável", noticia a agência Reuters. A Turquia é um dos dez países com mais usuários do Twitter.

Depois de uma onda de manifestações duramente reprimidas no ano passado, o clima político está criado para o crescimento dos protestos antes e depois das eleições.

Uma gravação de um telefonema do primeiro-ministro para o filho em que os dois aparentemente discutiam maneiras de esconder dinheiro sujo deflagrou a indignação nas ruas e nas redes sociais.

Nenhum comentário: