quinta-feira, 20 de março de 2014

Toyota paga US$ 1,2 bi por enganar consumidores

A maior fabricante de automóveis do mundo, a companhia japonesa Toyota, fez um acordo ontem com a Justiça dos Estados Unidos para pagar US$ 1,2 bilhão por enganar o consumidor ao não admitir publicamente. É a maior multa já paga no país por uma indústria automobilística.

Depois de quatro anos de investigações, o Departamento da Justiça dos EUA concluiu que a Toyota escondeu do governo americano e dos consumidores um problema mecânico capaz de colocar vidas em perigo. Um defeito no acelerador fazia os carros aumentarem a velocidade subitamente. Só anos depois de constatar o problema a empresa comunicou-o ao mercado e fez o recolhimento (recall) dos veículos para reparar a falha.

A General Motors, que foi a maior fábrica de automóveis do mundo durante 77 anos, também está na mira das autoridades federais dos EUA por não ter feito o recolhimento e conserto de um defeito que está sendo responsabilizado por 12 mortes.

"Outras empresas não devem repetir o erro da Toyota", advertiu o secretário da Justiça, Eric Holder, citado pelo jornal The New York Times. "Um recolhimento pode abalar a reputação da companhia, mas enganar os consumidores torna o dano muito mais duradouro."

Nenhum comentário: