segunda-feira, 24 de março de 2014

Síria impede ajuda a necessitados

A ditadura de Bachar Assad ignorou as advertências das Nações Unidas e manteve no mês passado o bloqueio a mais de 220 mil civis isolados pela guerra civil que flagela a Síria há três anos, impedindo que recebam comida e medicamentos, informa um relatório entregue sábado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

O bloqueio à ajuda internacional continua um mês depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou sua primeira resolução relativa à guerra civil síria, exigindo que os combatentes deem acesso imediato aos trabalhadores de agências humanitárias envolvidos em operações de socorro às vítimas. A cada 30, o secretário-geral deve apresentar um relatório sobre a situação ao Conselho de Segurança.

Com o agravamento das divergências entre as grandes potências diante da anexação da Crimeia pela Rússia, a cooperação na questão síria fica ainda mais difícil. Moscou, que apoia Assad, tenta a levar a guerrinha fria indireta que trava com o Ocidente para outros campos de batalha, como a Síria e o Irã.

Nenhum comentário: