segunda-feira, 31 de março de 2014

Putin promete a Merkel retirada parcial

Em conversa telefônica com a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, nesta segunda-feira, o presidente Vladimir Putin prometeu retirar parte das tropas da Rússia estacionadas perto da fronteira com a Ucrânia, como pedira na semana passada o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Merkel e Putin discutiram meios para estabilizar a Ucrânia e a região da Transnístria, uma parte da Moldova onde a maioria russa gostaria de se unir a Moscou.

O Ministério da Defesa ucraniano confirmou a retirada progressiva das tropas russas, atribuindo-a a negociações entre os EUA e a Rússia. Há quatro dias, havia pelo menos 100 mil soldados russos perto da fronteira da Ucrânia.

No sábado, durante encontro com o secretário de Estado americano, John Kerry, o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, garantiu não haver "absolutamente nenhuma intenção ou interesse" em invadir a Ucrânia, mas defendeu a adoção do federalismo pelo país vizinho. Isso permitiria a Moscou manter sua influência nas regiões de maioria russa.

Nenhum comentário: