terça-feira, 11 de março de 2014

Mudança de rota reforça suspeita de terrorismo

Apesar da declaração da Interpol, a revelação de que o voo MH370 da Malaysia Airlines mudou de rota, desligou equipamentos de bordo e mandou o último sinal quando sobrevoava uma pequena ilha no Estreito de Málaca realimentou a suspeita de terrorismo. O Boeing 777-200 desapareceu no sábado, quando ia da capital da Malásia, Kuala Lumpur, para a capital da China, Beijim, com 239 pessoas a bordo.

O comandante da Força Aérea da Malásia, brigadeiro Rodzali Daud, disse a imprensa local, afirmou que o avião foi detectado pelos radares pela última vez às 2h40 de sábado perto de Pulau Perak, no Norte do Estreito de Málaca, que separa o oeste da península da Malásia da ilha de Sumatra, na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, onde houve um atentado terrorista em 12 de outubro de 2002 na ilha de Báli.

É uma rota completamente diferente. Antes de mudar de direção, o transponder foi desligado. Este equipamento, que evita colisões contra outras aeronaves e envia informações técnicas durante o voo independentemente da tripulação, e outros instrumentos de comunicação só poderiam ser desligados ao mesmo tempo em caso de uma falha mecânica catastrófica. Mas o Boeing ainda voou por cerca de uma hora até desaparecer.

Quando o diretor da Interpol descartou a hipótese de terrorismo, falava da identificação positiva dos dois passaportes que embarcaram com passaportes falsos. Seriam jovens iranianos interessados em imigrar ilegalmente.

Nenhum comentário: