segunda-feira, 17 de março de 2014

Marinha dos EUA toma petroleiro da Coreia do Norte

O comando de elite SEALs, da Marinha dos Estados Unidos, o mesmo que matou Ossama ben Laden, tomou num navio cargueiro da Coreia do Norte abastecido ilegalmente com petróleo vendido por uma milícia separatista da Líbia, noticia o jornal The New York Times. A milícia assumiu o controle de um terminal petrolífero no Leste do país em julho de 2013 para exigir uma fatia maior da renda do petróleo, principal riqueza líbia.

Quando o petroleiro escapou do cerco apesar de ter sido atingido, caiu o primeiro-ministro interino Ali Zeidan e o regime comunista norte-coreano negou que o navio tivesse autorização oficial para comprar petróleo na Líbia.

A pedido dos governos da Líbia e de Chipre, a tropa de elite americana abordou o cargueiro Glória da Manhã na madrugada de hoje em águas internacionais. O objetivo é evitar que os rebeldes continuem vendendo gasolina ilegalmente.

Em Bengázi, a segunda maior cidade líbia, um carro-bomba explodiu diante de um quartel matando pelo menos cinco soldados e ferindo outras 14 pessoas, informa a televisão pública britânica BBC.

Nenhum comentário: