quinta-feira, 6 de março de 2014

Israel apreende mísseis que iam para Hamas

Comandas da Marinha de Israel abordaram um navio na madrugada de ontem no Mar Vermelho sem encontrar resistência e encontraram um carregamento de mísseis sírios do Irã para o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza. Com alcance de 200 quilômetros, os mísseis M-302 poderiam ser usados para atacar Jerusalém ou Telavive.

O navio Klos-C, de bandeira panamenha, estava a 1,5 mil km da costa de Israel, perto do litoral do Sudão e da Eritreia. Tinha saído do Irã havia dez dias e chegaria amanhã ao Sudão, de onde os mísseis seriam contrabandeados para Gaza. Era seguido há dias pelas forças israelenses. Os 17 membros da tripulação, interrogados pelas autoridades israelenses, aparentemente não sabiam da carga secreta.

Foi mais uma chance para o primeiro-ministro linha-dura Benjamin Netanyahu atacar o regime fundamentalista iraniano: "Enquanto negocia com o resto do mundo, entre sorrisos e galanterias, o mesmo Irã manda armas letais para organizações terroristas através de uma intrincada rede global de operações clandestinas para atacar civis inocentes. Este é o verdadeiro Irã, um país que não pode ter armas nucleares".

O presidente Shimon Peres também advertiu o Irã a "parar de blefar" e decidir se vai respeitar o direito internacional. Por sua vez, o Hamas negou tudo, dizendo que a interceptação do navio e a apreensão dos mísseis foram encenações de Israel.

Nenhum comentário: