sexta-feira, 28 de março de 2014

Investigador atribui sumiço do avião ao piloto

O piloto Zaharie Ahmad Shah está sendo considerado o único responsável pelo desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo há 20 dias, afirmou um investigador não identificado citado pelo jornal USA Today. Ele seria a única pessoas a bordo com conhecimento e experiência para deliberadamente desviar o Boeing 777 da rota Kuala Lumpur-Beijim.

No momento, os investigadores estão se concentrando na sua ex-mulher, Faizah Khan, parentes e amigos. Querem descobrir se ele enfrentava algum problema financeiro ou psicológico sério capaz de justificar um ato tresloucado.

A suspeita é que Shah tenha ligação com grupos extremistas. O copiloto Farik Abdul Hamid não teria experiência suficiente para desviar a aeronave.

Shah está sendo descrito como um "partidário fanático" do Partido Justiça Popular, liderado pelo ex-primeiro-ministro Anwar Ibrahim, o maior da oposição à Organização Nacional Malaia Unida (UMNO, do inglês), que governa a Malásia há 56 anos. O voo partiu no dia em que Ibrahim foi condenado a mais cinco anos de prisão por homossexualismo, acusações que seus seguidores denunciam como fraudulentas.

Ibrahim não é um extremista muçulmano. De 1993 a 1998, era o vice e considerado o provável sucessor do primeiro-ministro Mahathir Mohamed, o grande líder autoritário do desenvolvimento e modernização da Malásia.

Hoje cinco dos dez aviões que sobrevoaram a nova área de buscas, mil quilômetros ao norte de onde se procuravam destroços no Sul do Oceano Índico, observaram objetos coloridos. Nenhum foi recolhido do mar até agora.

Nenhum comentário: