segunda-feira, 3 de março de 2014

EUA e Europa ameaçam isolar a Rússia

Os Estados Unidos e a União Europeia começam a se articular para isolar e punir economicamente a Rússia pela intervenção militar na Ucrânia, exigindo a retirada das forças que tomaram a região da Crimeia.

A primeira medida foi suspender os preparativos para a reunião de cúpula do Grupo dos Oito (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia) marcada para junho em Sóchi, onde foi realizada a Olimpíada de Inverno de 2014, "até que haja um ambiente em que seja possível ao G-8 manter discussões significativas".

Nos EUA, a Casa Branca e o Congresso começaram a discutir sanções econômicas e financeiras focadas nas empresas russas e nos líderes do Kremlin, se insistirem em manter a ocupação da Crimeia. O objetivo é enfraquecer a economia russa e o valor do rublo.

"As forças russas têm total controle operacional da Península da Crimeia, com a frota naval e mais de 6 mil soldados aerotransportados, além de um equipamento considerável", observou um alto funcionário americano. "Não há dúvida de que tomaram posições para ocupar a Crimeia, estão levando mais reforços por via aérea e consolidando essa ocupação."

Nenhum comentário: