domingo, 23 de março de 2014

Ultradireita avança nas eleições na França

A Frente Nacional, neofascista, de extrema direita, obteve avanços sem precedentes hoje no primeiro turno das eleições municipais na França. Já ganhou uma prefeitura e vai disputar o segundo turno 229 cidades daqui a uma semana.

O Partido Socialista, do presidente François Hollande, foi o maior derrotado. A União por um Movimento Popular (UMP), de centro-direita, partido neogaullista do ex-presidente Nicolas Sarkozy, reivindica a vitória na contagem geral dos votos. Mas é a ultradireita que cava um espaço permanente entre os grandes partidos políticos franceses.

Na soma total, os partidos de direita ficaram com 46,5% dos votos, a esquerda com 37,7% e a extrema esquerda com 4,65%, anunciou o ministro do Interior, Manuel Valls.

Duas mulheres disputam a prefeitura de Paris. A favorita é a socialista Anne Hidalgo. Nathalie Kosciusko-Morizet, da UMP, ganhou o primeiro turno com 34,8% contra 33,6% de Hidalgo, mas a socialista deve contar com o apoio de toda a esquerda no segundo turno.

Na cidade de Hénin-Beaumont, na região do Passo de Calais, a FN conquistou a prefeitura no primeiro turno, com 50,26%. Também ficou em primeiro lugar no primeiro turno em Perpignan, Avignon, Fréjus, Saint-Gilles, Forbach e Tarascon. E obteve votações expressivas em Estrasburgo, Lille, Lyon, Marselha, Mulhouse, Saint-Etienne, Nîmes e Reims.

A abstenção atingiu o recorde histórico de 38,5%. O porta-voz do PS, David Assouline, fez um apelo a todas as outras forças políticas para que se unam e impeçam os neofascistas de governar cidades importantes da França.

O segundo turno será realizado daqui a uma semana, em 30 de março de 2014.

Nenhum comentário: