terça-feira, 11 de março de 2014

Câmara dos EUA condena Rússia e quer sanções

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominada pela oposição republicana, aprovou moção hoje à noite condenando a Rússia pela intervenção militar na Ucrânia e pedindo a imposição de sanções em resposta.

Hoje, a assembleia regional da república autônoma da Crimeia, a região ocupada militarmente, declarou independência, preparando o terreno para o referendo do próximo domingo sobre a anexação à Rússia.

Os EUA e a União Europeia consideram o referendo ilegal à luz do direito internacional, já que a Constituição da Ucrânia prevê que consultas populares sobre alterações de fronteiras têm de ser decididas por todo o eleitorado. A Rússia nega legitimidade ao governo revolucionário da Ucrânia, alegando que é fruto de um "golpe de Estado" com infiltração de nazistas.

Na propaganda russa, a Crimeia decide entre a Rússia e o fascismo. Na cédula de votação, a alternativa à união com a Rússia é maior autonomia regional para a Crimeia.

De qualquer maneira, a província seria atraída de volta para a Rússia, de que fez parte até 1954, quando o então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, o ucraniano Nikita Kruschev, doou a Crimeia à Ucrânia como presente pelos 300 anos de união com a Rússia. Naquela época, a independência das repúblicas soviéticas era inimaginável.

Nenhum comentário: