quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Presidente anuncia trégua na Ucrânia

Depois de receber líderes da oposição, o presidente Viktor Yanukovitch anunciou hoje à noite uma trégua na Ucrânia, recuando da ameaça de chamar o Exército para esmagar os manifestantes que tomaram a Praça da Independência, no centro de Kiev.

Desde ontem, pelo menos 26 pessoas foram mortas em confrontos entre oposicionistas e a polícia.

A oposição exige a renúncia do presidente. Amanhã, uma missão de paz da União Europeia com três ministros do Exterior, da Alemanha, França e Polônia, vai à capital ucraniana em busca de uma solução negociada.

Yanukovitch seria beneficiário de uma fraude na eleição presidencial de 2004, mas uma multidão saiu às ruas na chamada Revolução Laranja, de 22 de novembro de 2004 a 23 de janeiro de 2005. Houve nova eleição. O vencedor foi Viktor Yuchenko.

A corrupção e a divisão dos vitoriosos na Revolução Laranja depois que chegaram ao poder deram uma segunda chance a Yanukovitch. Eleito democraticamente, ele está no poder desde 25 de fevereiro de 2010. Desde então, processou e colocou na prisão a ex-primeira-ministra Yulia Timochenko, derrotada na eleição presidencial.

Nenhum comentário: