sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

China denuncia violações de direitos humanos nos EUA

Em resposta ao relatório sobre direitos humanos do Departamento de Estado, o governo da China denunciou hoje uma série de violações dos direitos humanos nos Estados Unidos, inclusive práticas regulares da ditadura militar chinesa.

O documento do Conselho de Estado da China afirma que "outra vez convertido em juiz dos direitos humanos no mundo, o governo dos EUAfaz ataques arbitrários e comentários irresponsáveis sobre quase 200 países e regiões", além de espionar seus próprios cidadãos e de outros países em "uma flagrante violação do direito internacional que transgride seriamente os direitos humanos", como se o regime comunista chinês não fizesse o mesmo.

Outros problemas apontados são o racismo, a discriminação sexual, o assassinato de 11 mil pessoas por ano com armas de fogo e o encarceramento de 80 mil pessoas em celas solitárias, esquecendo-se por exemplo da pena de morte aplicada anualmente a milhares de pessoas na China. Os EUA também aplicam a pena de morte, uma punição cruel e irreparável sujeita a erros judiciais como qualquer decisão.

A ditadura chinesa também apontou o desemprego, que atingiria 21% das famílias de baixa renda, como uma violação dos direitos humanos nos EUA.

Nenhum comentário: