quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Setor privado cria mais 238 mil empregos nos EUA

As empresas privadas dos Estados Unidos geraram 238 mil empregos em dezembro de 2013, bem acima do esperado, estimou hoje a empresa de recursos humanos ADP, maior processadora de folhas de pagamento no país. Foi o melhor resultado desde novembro de 2012. Os dados de novembro de 2013 foram revisados para cima.

Os analistas de mercado esperavam um saldo de 200 mil empregos. Esse fortalecimento do mercado de trabalho aumenta a possibilidade de que o Comitê da Reserva Federal (Fed), a diretoria do banco central dos EUA, reduza ainda mais o programa de estímulo monetário à recuperação da economia, seu terceiro programa de alívio quantitativo desde a crise financeira de 2008.

Hoje foram divulgadas as minutas da reunião de dezembro, em que o Fed decidiu diminuir de US$ 85 bilhões para US$ 75 bilhões mensais a compra de títulos públicos e hipotecários. O objetivo é aumentar a quantidade de dinheiro em circulação e assim estimular a economia. As minutas revelam a moderação dos formuladores da política monetária dos EUA e uma preocupação de não atrapalhar a retomada do crescimento.

Se o mercado não espera sobressaltos, tenta adivinhar o próximo passo do Fed. Os índices Dow Jones e S&P 500, da Bolsa de Valores de Nova York, estão em queda, enquanto a bolsa Nasdaq registra pequena alta, sinal de que os investidores esperam o anúncio de mais uma redução.

Nenhum comentário: