sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Primeiro-ministro da Índia abre caminho para Rahul Gandhi

Depois de quase dez anos no poder, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, anunciou hoje que vai renunciar ao cargo depois das eleições previstas para o verão de 2014 no Hemisfério Norte mesmo que o Partido do Congresso saia vencedor. Abre caminho para a ascensão à liderança de Rahul Gandhi, herdeiro político da dinastia dominante na história indiana.

Aos 81 anos, Manmohan Singh advertiu que uma vitória do líder da oposição, Narendra Modi, do Partido Bharatiya Janata, nacionalista hindu, será "desastrosa para o país" e destacou as "credenciais extraordinárias" de seu vice-líder.

Rahul Gandhi é filho do primeiro-ministro Rajiv Gandhi, assassinado por um terrorista tamil em 1991, e da atual líder do partido, a italiana Sonia Gandhi. É neto da primeira-ministra Indira Gandhi, assassinada em 1984 por um guarda-costas da seita sikh, e bisneto de Jawaharlal Nehru, o primeiro primeiro-ministro da Índia. Não tem qualquer parentesco com o herói da independência do país, Mohandas Gandhi, o Mahatma. Herdou o sobrenome Gandhi do marido da avó Indira, Feruze Gandhi.

Seus críticos argumentam que chegou a hora de se livrar de dinastias e eleger líderes populares e não herdeiros dos país da pátria.

Nenhum comentário: