quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

EUA pedem pena de morte para terrorista de Boston

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos vai pedir a pena de morte para Djokhar Tsarnaev, de 20 anos, acusado junto com o irmão Tamerlan de atentado terrorista que matou três pessoas e feriu outras 266 na chegada da Maratona de Boston, em 15 de abril de 2013, informa o jornal The Washington Post.

Tamerlan morreu dias depois, em confronto com a polícia, quando os dois eram perseguidos. Djokhar, hoje com 20 anos, foi denunciado por 30 crimes, inclusive uso de arma de destruição em massa. Pretextou inocência diante de todas as acusações.

"Depois de considerar os fatos relevantes, as leis aplicáveis e as possíveis alegações do conselho de defesa, decidi que os EUA devem pedir a pena de morte neste caso", anunciou em Washington o secretário da Defesa, Eric Holder. "A natureza da conduta no caso e os danos resultantes me compelem a tomar esta decisão."

Sob influência do irmão mais velho, os dois imigrantes de origem chechena, teriam fabricado duas bombas caseiras detonadas em dois pontos diferentes próximos da linha de chegada da maratona pouco mais de quatro horas depois do início da prova, quando estavam chegando os corredores amadores festejados por parentes e amigos.

Nenhum comentário: