domingo, 26 de janeiro de 2014

China condena ativista social a quatro anos de prisão

O regime comunista da China condenou a quatro anos de prisão o ativista Xu Zhiyong por "reunir uma multidão para perturbar a ordem pública". Xu criou o Movimento Novos Cidadãos para expressar a insatisfação com a corrupção governamental e a insatisfação social.

Para o jornal americano The New York Times, o caso é visto como um exemplo sobre como o governo de Xi Jinping, líder do Partido Comunista desde 15 de novembro de 2012 e presidente da China desde 14 de março de 2013, vai tratar os dissidentes.

Logo após a sentença, quando era levado pela polícia, Xu protestou, gritando: "Este tribunal destruiu completamente hoje o que restava de respeito à lei na China", contou o advogado Zhang Qingfang.

O julgamento não atendeu aos mínimos requisitos necessários para fazer justiça, negando o amplo direito de defesa garantido ao réu em países democráticos. A defesa não teve o direito de interrogar as testemunhas de acusação, que prestaram depoimento por escrito, sem comparecer ao tribunal, nem de convocar testemunhas.

Na sentença, o juiz alegou que Xu Zhiyong "explorou questões sociais de interesse público" para promover manifestações sem tomar as precauções necessárias para evitar tumultos, mesmo que isso nunca tenha ocorrido.

Nenhum comentário: