terça-feira, 30 de abril de 2013

Economia da Espanha recua pelo sétimo trimestre seguido

A economia da Espanha encolheu 0,5% no primeiro trimeiro trimeste de 2013 por causa da queda no consumo em consequência da crise das dívidas públicas da Zona do Euro. Foi o sétimo trimestre consecutivo de contração, reporta a agência de notícias Reuters.

O governo espanhol espera uma queda de 1,3% do produto nacional bruto em 2013. A esperança é de um crescimento modesto em 2014.

China prende 19 uigures em Xinjiang

A China prendeu 19 pessoas e aprendeu armas e bombas numa região da província de Xinjiang de maioria étnica uigur depois de um confronto entre moradores e a polícia que deixou 21 mortos na semana passada, informa a agência de notícias Reuters.

O governo chinês descreveu o pior episódio de violência na região do Noroeste da China como um "ataque terrorista". O Congresso Mundial Uigur no exílio desmente a versão oficial do regime comunista chinês, que adota políticas de infiltração e assimilação cultural em áreas onde o grupo étnico dominante han não é maioria.

As autoridades chinesas acusam os muçulmanos de Xinjiang de tentar ligações com extremistas da Ásia Central e do Paquistão que sonham com a independência do Turquestão Oriental.

Carro-bomba mata 13 no centro de Damasco

A explosão de um carro-bomba matou pelo menos 13 pessoas e feriu outras 70 hoje no centro da capital da Síria, um dia depois de um atentado contra o primeiro-ministro Wael al-Halki, que saiu ileso. O ataque de hoje foi perto da entrada dos fundos de um edifício da Praça Marjeh usado pelo Ministério do Interior.

Nenhum grupo reivindicou a autoria das ações. A Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda, assumiu a responsabilidade por ataques semelhantes.

Em entrevista em Washington, o presidente Barack Obama declarou não estar certo de que foi a ditadura de Bachar Assad que usou armas químicas na guerra civil da Síria. Esquivou-se assim da ameaça de intervir militarmente na brutal guerra civil que matou mais de 70 mil pessoas nos últimos dois anos, reporta o

"O que temos agora é uma prova de que foram usadas armas químicas na Síria, mas não sabemos quem usou, como e quando. Não temos uma cadeia de acontecimentos que estabeleça exatamente o que aconteceu", afirmou Obama, citado pelo jornal The New York Times. "Quando estou tomando decisões sobre a segurança nacional dos EUA e a possível decisão de agir em resposta ao uso de armas químicas, tenho de ter certeza quanto aos fatos."

Obama acrescentou: "Se nos apressarmos para chegar a um julgamento sem provas concretas e conclusivas, podemos ficar numa posição em que não possamos mobilizar a comunidade internacional para apoiar o que estivermos fazendo".

Inflação da Zona do Euro cai para 1,2%

O índice de crescimento de preços no varejo deve ficar em 1,2% ao ano em abril de 2013 na Zona do Euro, uma queda em relação ao 1,7% do mês passado, estimou hoje o Eurostat, escritório oficial de estatísticas da União Europeia (UE).

A inflação foi maior no item alimentos, tabaco e álcool (2,9%), seguido de serviços (1,1%) e produtos industriais não energéticos (0,8%). Os preços de energia caíram 0,4%.

Desemprego bate novo recorde na Eurozona

O desemprego nos 17 países da União Europeia que usam o euro como moeda aumentou em março pelo 23º mês consecutivo, chegando a um total recorde de 19,2 milhões de pessoas sem emprego formal, 12,1% da população em idade de trabalhar, anunciou hoje o Eurostat, o escritório oficial de estatísticas do bloco europeu.

Em março de 2013, mais 62 mil pessoas perderam o emprego na Zona do Euro. A taxa de desemprego  estava em 12% em fevereiro de 2013 e em 11% em março de 2012. Desde então, 1,723 milhão foram demitidos.

Na UE como um todo, de 27 países, o desemprego ficou estável em relação a fevereiro deste ano em 10,6%, com 26,521 milhões de trabalhadores. Em fevereiro de 2013, houve 69 mil demissões a mais do contratações. Desde março do ano passado, 1,814 milhão de trabalhadores perderam o emprego.

As maiores taxas foram registradas na Grécia (27,2%), na Espanha (26,7%) e em Portugal (17,5%), os países mais abalados pela crise das dívidas públicas. O índice da Espanha ainda está um pouco abaixo dos 27,16% divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas do país.

O desemprego é menor na Áustria (4,7%), na Alemanha (5,4%) e em Luxemburgo (5,7%).

Entre os jovens, a taxa de desemprego é de 23,5% na UE e de 24% na Eurozona. Os menores índices foram verificados na Alemanha e Áustria (7,6%) e na Holanda (10,6%). A situação é pior na Grécia (59,1%), na Espanha (55,4%), Itália (38,4%) e Portugal (38,3%).

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Brasil dá 11,5 mil toneladas de arroz a palestinos

Maior produtor de arroz do Brasil, o Rio Grande do Sul doou através do governo federal e do
Crianças palestinas agradecem
Programa Mundial de Alimentos 11,5 mil toneladas de arroz para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA, do inglês), anunciou ontem o governador Tarso Genro durante visita ao campo de refugiados de Chufat, em Jerusalém.

O alimento será distribuído na Cisjordânia ocupada, na Faixa de Gaza, na Jordânia, no Líbano e na Síria.

No ano passado, o Brasil deu US$ 7 milhões à agência de ajuda aos palestinos, o que o tornou o maior doador da América e do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Grécia prepara mais 15 mil demissões no setor público

Apesar dos protestos populares do lado de fora, o Parlamento da Grécia aprovou ontem uma medida que vai permitir a demissão de mais 15 mil funcionários públicos, que tinham estabilidade no emprego.

Em troca, o país vai receber uma nova parcela de 8,8 bilhões de euros (US$ 11,5 bilhões) do empréstimo de emergência negociado com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Grécia não cresce há seis anos. Sua economia só deve retomar a expansão em 2014. Um em cada quatro trabalhadores gregos é funcionário público. As novas demissões vão agravar o desemprego, que já atinge 27% da população em idade de trabalhar.

Outras medidas já aprovadas para receber ajuda internacional incluíram a redução em 30% dos salários e aposentadorias do setor público, lembra a televisão americana CNN.

Primeiro-ministro sírio escapa de atentado em Damasco

O primeiro-ministro da Síria, Wael al-Halki, sobreviveu a um atentado contra a comitiva onde se encontrava hoje no centro de Damasco. Seis pessoas morreram, mas o chefe de governo não foi ferido, afirmou a televisão estatal.

Embora Halki não esteja entre os mais poderosos da ditadura de Bachar Assad, o atentado mostra mais uma vez a capacidade dos rebeldes de ataque o coração do regime. Ele está na chefia do governo desde agosto de 2012, quando o então primeiro-ministro Riyadh Hijab desertou. Em dezembro, outro ataque na capital ferira o ministro do Interior da Síria.

Com as denúncias de uso de armas químicas pelo governo sírio, os Estados Unidos e o Reino Unido pediram uma investigação das Nações Unidas.

O presidente Barack Obama repetiu várias vezes que o uso de armas químicas seria o limite além do qual a Síria estaria sujeita a uma intervenção militar. Mas as guerras no Afeganistão e no Iraque, que ele prometeu acabar, mostram que é muito mais fácil entrar numa guerra do que sair dela

Partido Comunista Francês faz homenagem a Niemeyer

A exposição Brasília: meio século da capital do Brasil foi aberta sábado na sede do Partido Comunista Francês em Paris, projetado por Oscar Niemeyer. É mais uma homenagem ao genial arquiteto brasileiro que morreu em dezembro de 2012 aos 104 anos.

A mostra vai até 15 de junho. A entrada é grátis.

Presidente da Argélia sofre AVC e é internado em Paris

Depois de sofrer um acidente vascular cerebral no sábado, o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, foi internado no Hospital Militar de Val-de-Grâce, na França, onde seu estado de saúde "evolui bem", na avaliação dos médicos.

Seu atual mandato termina em 2014. Com a doença, é improvável que Bouteflika, no cargo desde 1999, concorra a um quarto mandato de cinco anos. Ele chegou ao poder no fim de uma década de guerra civil dos extremistas muçulmanos contra o governo que deixou cem mil mortos.

domingo, 28 de abril de 2013

Rebeldes atacam bases aéreas na Síria

Os rebeldes que lutam há mais de dois anos contra a ditadura de Bachar Assad lançaram uma série de ataques contra bases aéreas neste domingo, noticiou a agência de notícias United Press International (UPI). Eles afirmam que ainda lutam pelo controle de pelo menos quatro aeroportos militares, inclusive da importante base aérea de Abu Zuhour, na província de Idlib.

A Força Aérea da Síria desempenha um papel central da estratégia do regime para se sustentar no poder. É a principal vantagem que Assad tem sobre os rebeldes no campo de batalha. Além do poder de fogo, permite levar armas, reforços e recursos para unidades isoladas em meio ao combate.

Na semana passada, os Estados Unidos acusaram pela primeira vez a Síria de usar armas químicas contra os rebeldes, limite estabelecido pelo presidente Barack Obama além do qual o regime estaria sujeito uma intervenção militar internacional. Os rebeldes pediram a imposição de uma zona de proibição de voo no espaço aéreo sírio.

OS EUA e o Reino Unido, que usaram a falsa alegação das armas de destruição em massa de Saddam Hussein para invadir o Iraque há dez anos, desta vez pediram uma investigação às Nações Unidas para respaldar qualquer ação. Mas não há interesse das potências ocidentais de colocar seus soldados na Líbia, uma guerra civil brutal sem qualquer solução negociada à vista.

Uma zona de exclusão aérea ou de proibição de voo seria uma saída. Mas quem iria impor a medida à Síria: a Força Aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos EUA, França e Reino Unido? Países árabes?

Para garantir que nenhum avião de combate sírio circule no espaço aéreo do país, é preciso obter superioridade aérea, destruindo as defesas antiaéreas da ditadura de Bachar Assad, uma operação militar agressiva. A China e a Rússia vão aprovar ou aceitar uma possível autorização de uso da força pelo Conselho de Segurança da ONU?

Iraque suspende TVs por incitar à violência

A Comissão de Mídia e Comunicações do Iraque suspendeu as licenças de 10 canais de televisão, inclusive da rede Al Jazira, acusando-as de promover a violência e o sectarismo no momento em que aumentou os conflitos entra árabes sunitas e árabes xiitas, acirrados pela guerra civil na vizinha Síria.

Há cinco dias, houve um violento confronto entre manifestantes sunitas e as forças de segurança do governo predominantemente xiita do primeiro-ministro Nuri al-Maliki. Ele tenta resolver o conflito alternando repressão com apaziguamento. Até agora, não conseguiu.

Dono de prédio que caiu é preso em Bangladesh

O dono do edifício de oito andares que desabou na semana passada na periferia de Daca, a capital de Bangladesh, matando mais de 370 pessoas, foi preso quando tentava fugir para a Índia. Mohammed Sohel Rana é líder da ala jovem da governante Liga Awami.

Hoje um incêndio irrompeu em meio aos escombros, embaixo dos quais se acredita que haja 900 soterrados, interrompendo a operação de resgate. Pelo menos três pessoas sofreram queimaduras, informa a rede árabe de telejornalismo Al Jazira.

A construção de oito andares era irregular, feita sobre terreno instável, sem a devida autorização. Lá, funcionavam uma fábrica de tecidos e um centro comercial. A maioria dos mortos trabalhava na fábrica.

Essa tragédia deflagrou uma onda de protestos de trabalhadores da indústria têxtil de Bangladesh, hoje a segunda maior do mundo, atrás apenas da China. Ontem, houve violentos choques com a polícia.

Milicianos cercam Ministério do Exterior da Líbia

Com pelo menos 20 picapes, algumas armadas com baterias antiaéreas, fuzis AK-47 e rifles com mira telescópica, mais de 200 milicianos cercaram hoje o Ministério do Exterior da Líbia, em Trípoli, para exigir que os funcionários da ditadura de Muamar Kadafi, deposto e morto em 2011, sejam proibidos da trabalhar no novo regime, noticiou a rede árabe de telejornalismo Al Jazira.

Os milicianos bloquearam ruas próximas e desviaram o trânsito. Na era pós-Kadafi, a Líbia tem um governo central fraco que luta para controlar as milícias que ajudaram a derrubar o ditador e agora querem impor sua própria lei.

sábado, 27 de abril de 2013

Sudão nega presença de Joseph Kony na fronteira

O Exército do Sudão negou hoje que o guerrilheiro ugandês Joseph Kony, comandante do Exército de Libertação do Senhor, esteja refugiado em áreas próximas à fronteira do país, declarando não ter interesse em apoiar ou acolher rebeldes.

Kony luta barbaramente há dez anos para impor um governo teocrático a Uganda. Ele ficou famoso quando um videoclip denunciando seus crimes de guerra, especialmente o recrutamento forçado de menores para seu grupo armado, Kony 2012, bombou na Internet.

Historicamente o Exército de Libertação do Senhor se refugia nas selvas da fronteira entre a República Democrática do Congo e a República Centro-Africana.

O presidente Barack Obama enviou uma força especial de com cem soldados dos Estados Unidos à África para ajudar na sua captura, sob protesto de deputados republicanos ignorantes que o acusaram de apoiar muçulmanos em guerra contra cristãos. Até agora, os militares não tiveram sucesso. Kony continua solto.

EUA prendem suspeito de enviar cartas com veneno

O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, prendeu hoje Everett Dutschke, de 41 anos, na sua casa na cidade de Tupelo, no estado do Mississípi, o mais pobre do país, como suspeito por enviar cartas com o veneno ricina para o presidente Barack Obama e o senador Roger Wicker.

A prisão foi feita depois que sua casa e escritório foram revistados pelos agentes do FBI.

Na semana passada, outro suspeito tinha sido preso. Dutschke tem ligações com o antigo suspeito, o senador e um juiz que também recebeu cartas envenenadas.

Itália anuncia formação de novo governo

Depois de um acordo com a coalizão de direita liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, o novo primeiro-ministro designado Enrico Letta, vice-líder do Partido Democrático, de centro-direita, anunciou hoje a formação de um novo governo na Itália.

Nesta grande coalizão de governo, Angelino Alfano, aliado de Berlusconi, será vice-primeiro-ministro e ministro do Interior. A ex-comissária europeia Emma Bonino será ministra do Exterior. O diretor do banco central Fabrizio Saccomanni será ministro das Finanças.

A Itália está sem governo com apoio da maioria no parlamento desde dezembro de 2012, quando caiu o governo tecnocrático chefiado pelo primeiro-ministro interino, Mario Monti, que tinha o apoio da Berlusconi. Este era chefe de governo até novembro de 2011, quando foi afastado sob pressão da Alemanha no auge da crise das dívidas públicas da Zona do Euro.

Com a vitória da esquerda na Câmara e da direita no Senado, e o inesperado surgimento do anarquista Movimento 5 Estrelas, do humorista Beppe Grillo, hoje o maior partido italiano, as eleições de fevereiro de 2013 criaram um Congresso dividido.

O maior desafio do novo governo será retomar o crescimento da economia italiana, sufocada por uma dívida superior a 2 trilhões de euros, cerca de 125% do produto interno bruto, toda a riqueza que o país produz num ano menos as importações.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Barbara Bush: "Já tivemos Bushes suficientes"

O ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do ex-presidente George Walker Bush (2001-9) é sempre citado como possível candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. Mas, desta vez, o ataque veio do próprio clã.

Em entrevista ao telejornal Today, da rede de televisão americana NBC, talvez traumatizada pelas ferozes críticas ao governo do filho mais velho, considerado um dos piores presidentes da História dos EUA por causa das guerras e da crise econômica, a mãe, Barbara Bush, deixou claro. Não quer ver outro filho no fogo cruzado de repórteres e comentaristas.

"Ele é de longe o mais qualificado, mas... não. Não quero", desabafou a matriarca da família, casada com o ex-presidente George Herbert Walker Bush (1989-93). "Penso que este é um grande país, onde há muitas grandes famílias, não são só quatro famílias. Há várias pessoas muito qualificadas aí fora. Já tivemos Bushes suficientes."

Com pai e filho presidentes, a família Bush é uma das maiores dinastias políticas dos EUA. Não tem o charme dos Kennedy, que tinham status de família real num país republicano. Eles só ocuparam a Casa Branca no curto governo de John Kennedy (1961-63), abortado pelo assassinato em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963.

Quando Robert Kennedy foi assassinado, em 5 de junho de 1968, no dia em que garantiu sua candidatura à Casa Branca pelo Partido Democrata com a vitória praticamente garantida, a dinastia ficou marcada pela tragédia.

Restou o irmão mais moço, Edward Kennedy. Responsável pela morte da secretária Mary Jo Kopechne, com quem tinha um caso, em 18 de julho de 1969, num acidente de trânsito em que provavelmente estava alcoolizado, Ted nunca chegaria à Casa Branca. Mas foi até a morte, em 2009, um dos principais senadores dos EUA.

Se o alvo direto de Barbara Bush é o filho, pode atingir também o neto. George Bush III, filho de Jeb com mãe de origem latino-americana, fala um espanhol impecável, uma credencial importante para o Partido Republicano. O presidente Barack Obama recebeu 73% do voto latino na última eleição.

A oposição republicana precisa do voto latino para retomar o poder. O eleitorado branco de classe média conservador só não basta. Em breve, por exemplo, o perfil do eleitor texano vai mudar porque os latinos têm mais filhos.

Como os democratas ganham na Califórnia e em Nova York, se levarem também o Texas, será difícil derrotá-los no Colégio Eleitoral que elege o presidente dos EUA.

O veto de Barbara não deve ser tão extenso assim. Talvez os Bush ainda tenham papel a desempenhar na política americana.

Rebeldes querem proibição de voos na Síria

Depois que os Estados Unidos declararam ontem ter fortes indícios de que a ditadura de Bachar Assad usou armas químicas na guerra civil na Síria, os rebeldes que lutam há dois anos contra o regime pediram hoje à sociedade internacional que crie uma zona de proibição de voo para impedir o governo de fazer ataques aéreos.

O apelo foi feito porque o presidente Barack Obama advertiu Assad várias vezes de que o uso ou movimento de armas de destruição em massa seria um sinal vermelho. Se o regime sírio o cruzasse, estaria sujeito a uma intervenção militar internacional.

Cauteloso para não ser comparado ao governo George W. Bush, que alegou que Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa para invadir o Iraque há dez anos com consequências desastrosas, o governo Obama pediu às Nações Unidas que investiguem a denúncia. Os EUA citam pelo menos dois casos, em Alepo e Homs, a segunda e a terceira maiores cidades da Síria.

A confirmação da denúncia encaminharia a questão para o Conselho de Segurança da ONU, única instituição com poder legal para autorizar o uso da força nas relações internacionais.

Para a revista inglesa The Economist, mais do que um sinal de cautela, a hesitação de Obama indica relutância em se envolver em novo conflito armado no Oriente Médio. Se os EUA estão ameaçando usar a força para obrigar o Irã a abrir mão de armas nucleares, não seria o caso de vacilar diante da Síria. A credibilidade da ameaça seria abalada.

Em dois anos, a revolta inicialmente pacífica inspirada pela Primavera Árabe degenerou na mais violenta e brutal guerra civil em andamento hoje no mundo. A Alemanha já teme a volta para a casa de veteranos de guerra embrutecidos e radicalizados pelo conflito, revela a revista Der Spiegel.

Israel reforça segurança na fronteira com o Líbano

Um dia depois de abater uma aeronave não tripulada supostamente enviada pela milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus), as Forças de Defesa de Israel aumentaram sua presença na fronteira com o vizinho Líbano. O Hesbolá negou ser responsável pelo drone derrubado.

Israel se preocupa cada vez mais com a expansão da guerra civil na Síria, que em dois anos ajudou a acirrar o conflito entre sunitas e xiitas no Iraque e no Líbano. O governo israelense considera inevitável a queda da ditadura de Bachar Assad. Teme que num momento de desespero ele ataque como último recurso para se manter no poder.

Djokhar Tsarnaev sai da hospital para cadeia

O único preso pelo ataque terrorista contra a Maratona de Boston, o jovem americano de origem chechena Djokhar Tsarnaev, foi levado durante a noite do Centro Médico Beth Israel para a antiga base militar de Forte Devens, a cerca de 65 quilômetros de Boston, transformada em prisão-hospital para tratamento de presos federais e outros detentos com problemas de saúde ou distúrbios mentais.

Ontem, a polícia dos Estados Unidos revelou que pelo menos uma das duas bombas foi detonada por um controle remoto usado para controlar carrinhos de corrida de brinquedo. Isso indica que Tamerlan Tsarnaev, irmão mais velho e suposto mentor do atentado, que morreu há uma semana em confronto com a polícia, pode ter recebido treinamento para fabricar bombas durante os seis meses em que esteve em repúblicas muçulmanas do Sul da Rússia.

Coreia do Sul retira trabalhadores da Coreia do Norte

Diante da recusa da Coreia do Norte de negociar, a Coreia do Sul anunciou hoje a retirada dos últimos 175 trabalhadores sul-coreanos do complexo industrial de Kaesong, maior projeto de cooperação entre os dois países.

A tensão na Península Coreana aumentou em fevereiro, quando o regime comunista norte-coreano fez seu terceiro teste nuclear. O Conselho de Segurança das Naçoes Unidas reagiu impondo novas sançoes e o Norte começcou a fazer ameaças aos Estados Unidos e seus aliados.

Com as manobras militares conjuntas realizadas anualmente pelos EUA e a Coreia do Sul, que neste ano terminam em 30 de abril, a Coreia do Norte se sentiu ameaçada. É provável que baixe o tom quando os exercícios acabarem.

Economia dos EUA cresce em ritmo de 2,5% ao ano

A economia dos Estados Unidos avançou no primeiro trimestre de 2013 num ritmo de 2,5%, acelerando-se em relação ao fim do ano passado, quando cresceu num ritmo apenas 0,4% ao ano. Mas decepcionou os analistas de mercado, que previam 3,2%.

O corte de gastos militares tirou 0,6 ponto per percentual do produto interno bruto do primeiro trimestre,  mostrando que o chamado sequestro de dinheiro público para evitar o aumento do déficit orçamentário e da dívida pública está contendo o crescimento.

A boa notícia foi o fortalecimento do consumo pessoal, responsável por mais de dois terços do PIB dos EUA, que atingiu o maior nível em dois anos, mas as bolsas de valores americanas operam em baixa.

A maior economia do mundo se expandiu nos últimos 15 trimestres, mas a taxa média, pouco acima de 2% ao ano, é considerada baixa para os padrões históricos dos EUA.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Brasileiro vai chefiar maior missão de paz da ONU

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz foi nomeado comandante da força de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a maior e mais problemática, com 20 mil soldados.

A missão terá uma nova força de combate de 2,5 mil homens encarregada de impedir a ação de rebeldes no Leste do país. É o mandato mais agressivo de uma missão de paz da ONU, observa a televisão pública britânica BBC.

Terroristas de Boston pretendiam atacar Nova York

Os irmãos Tsarnaev, acusados pelo atentado que matou quatro pessoas na Maratona de Boston, pretendiam usar os explosivos que sobraram para atacar a Times Square, em Nova York, admitiu o prefeito da cidade Michael Bloomberg, em entrevista coletiva há pouco.

A polícia dos Estados Unidos afirmou hoje que pelo menos uma das duas bombas foi detonada por controle remoto.

Investigadores americanos foram até a república russa do Daguestão interrogar os pais dos suspeitos, Tamerlan e Djokhar Tsarnaev. Os dois se negam a aceitar a responsabilidade dos filhos e denunciam uma armação do governo americano.

ONU aprova força de paz para o Mali

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou hoje o envio de uma força de paz de 12,6 mil soldados africanos para o Mali. Ela vai substituir as tropas da França que intervieram militarmente no país africano em janeiro para evitar que extremistas muçulmanos marchassem até a capital, Bamako, depois de dominarem o Norte do Mali desde abril de 2012.

A missão de paz é parte da próxima fase da intervenção militar. Seu maior objetivo será garantir a segurança das cidades e vilas do que realizar operações de busca de milícias fundamentalistas.

Prédio que ruiu em Bangladesh era construção irregular

O dono do edifício Rana Plaza, que desabou ontem na periferia de Daca, a capital de Bangladesh, matando pelo menos 237 pessoas, construiu o prédio de oito andares em 2007 sobre terreno instável, sem a devida licença, admitiram funcionários da prefeitura da cidade.

Reino Unido escapa de terceiro mergulho na recessão

Com um pequeno crescimento de 0,3% no primeiro trimestre de 2013, o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte escapou de uma terceira queda em recessão desde a crise financeira internacional de 2008. Nos últimos três meses do ano passado, a economia britânica tinha encolhido 0,3%, fechando 2012 praticamente estagnada.

A fraqueza é atribuída ao rigoroso programa de cortes de gastos públicos no valor de 83 bilhões de libras em quatro anos anunciado em 2010 pelo ministro das Finanças conservador, George Osborne. Ele voltou a defender sua política de austeridade fiscal.

"Todos nós sabemos que não há respostas fáceis para os problemas acumulados em muitos anos. Não posso prometer que a estrada à frente será suave, mas, ao continuar enfrentando nossos problemas de frente, a Grã-Bretanha está se recuperando e construindo uma economia adequada para o futuro", declarou Osborne.

O escasso crescimento foi atribuído ao setor de serviços, especialmente ao comércio, hotéis e restaurantes.

EUA acusam regime sírio de usar armas químicas

Em carta ao Congresso dos Estados Unidos, o secretário da Defesa, Chuck Hagel, atestou que a ditadura de Bachar Assad usou armas químicas em pequena escala pelo menos duas vezes na guerra civil da Síria contra os rebeldes que lutam contra o regime, informa a rede de televisão americana CNN.

O presidente Barack Obama advertiu repetidas vezes que, se usasse armas químicas, Assad estaria cruzando um sinal vermelho capaz de provocar uma intervenção militar no país. A substância usada teria sido sarin.

Para garantir a credibilidade da denúncia, os EUA pediram às Nações Unidas que investiguem as acusações.

Desemprego bate recordes na Espanha e na França

A taxa de desemprego bateu novo recorde hoje na Espanha, chegando a 27,16% da população em idade de trabalhar no fim do primeiro trimestre de 2013, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas. Entre os jovens, mais de 50% estão sem emprego.

Mais de 6 milhões de espanhóis estão desempregados, o que aumenta a revolta contra as políticas de austeridade econômica impostas pela Alemanha e outros países do Norte da Europa em troca de ajuda de emergência para sanear o sistema financeiro.

É a pior crise econômica da Espanha desde a morte do generalíssimo Francisco Franco, em 1975, e da subsequente democratização do país. Antes do agravamento da crise, em 2007, o índice de desemprego estava em 8,6%.

Na França, o desemprego está em 10,6% da população em idade de trabalhar. Com 3,224 milhões sem emprego, o total de desempregados bateu em março o recorde de 1997, que era de 3,195 milhões, reporta o jornal Le Monde.

Cerca de 66% dos franceses não acreditam na recuperação do país antes do fim de 2015.

Conflito no Oeste da China deixa 21 mortos

Pelo menos 21 pessoas foram mortas ontem em conflitos entre a polícia e rebeldes que o governo regional da província de Xinjiang, no Oeste da China, descreveu como "gângsteres". Foi o pior incidente de violência na região em meses.

Na versão oficial do regime comunista chinês, seis mortos eram "gângteres". Os outros 15 mortos eram policiais, trabalhadores comunitários e voluntários, que teriam sido presos numa casa que logo em seguida foi incendiada com eles dentro, lembra o jornal The New York Times.

A origem da violência em Xinjiang é o conflito étnico e cultural entre o povo uigur, muçulmano, que fala uma língua de origem turca, e os chineses da etnia hã, que são 94% da população da China.

O regime comunista chinês adota políticas de assimilação de províncias rebeldes que possam sonhar com a independência como o Tibete ou Xinjiang, onde há um movimento de libertação do Turquestão Oriental. Isso inclui a migração forçada de chineses do povo hã, que logo ocupam os melhores empregos e cargos públicos, e agora que a China virou capitalista, fazem os melhores negócios, revoltando ainda mais as populações locais.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Grupo jihadista nigeriano só visa estrangeiros

Quatro anos depois do início de uma sangrenta revolta muçulmana no Norte da Nigéria liderada pelo grupo Boko Haram (Não à Educação Ocidental, na língua haussa), um novo grupo fundamentalista islâmico chamado Ansaru nasce jurando lealdade à rede terrorista Al Caeda, com o compromisso de só atacar estrangeiros.

É uma dissidência do Boko Haram que pretende evitar ataques a nigerianos, concentrando-se em sequestrar e matar estrangeiros. Eles mataram sete funcionários de uma obra de construção de estrada no semideserto Norte da Nigéria, lembra o jornal The New York Times.

Ansaru também é suspeito do sequestro de um engenheiro francês desaparecido desde dezembro e do sequestro e morte de dois trabalhadores na construção, um britânico e um italiano.

O presidente Goodluck Jonathan, cristão e sulista, nomeou uma comissão para explorar a possibilidade de uma negociação de paz que ofereça anistia ao Boko Haram. Mas cientistas políticos alertam que sem a interferência de clérigos muçulmanos, a revolta de inspiração religiosa não terá solução.

UE pode punir Hungria por reformas constitucionais

A Comissão Europeia deve abrir um processo contra a Hungria, que aprovou em março reformas constitucionais que podem violar as leis e princípios da União Europeia (UE) e minar a democracia.

O primeiro-ministro Viktor Orban aceitou fazer apenas pequenas mudanças em duas emendas constitucionais. Limitou os superpoderes do procurador-geral e suspendeu parcialmente a proibição de que partidos divulguem anúncios de campanha em televisões privadas. Mas se recusou totalmente a abandonar os planos de taxar os húngaros para pagar qualquer multa que seja imposta ao país.

Além disso, aproveitando a maioria de dois terços que seu partido Fidesz tem no Parlamento da Hungria, Orban militou os poderes do supremo tribunal.

Itália tem novo candidato a formar governo

O presidente Giorgio Napolitano nomeou hoje Enrico Letta, ex-vice-líder do Partido Democrático, novo primeiro-ministro da Itália.

Letta, de 46 anos, foi o ministro mais jovem da História da Itália, mas politicamente pertence à velha guarda. Deve tentar formar uma grande coalizão de governo com a direita liderada pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi e o pequeno partido tecnocrático de centro do primeiro-ministro interino Mario Monti.

Dois meses depois das últimas eleições legislativas, a Itália ainda não tem um novo governo porque a esquerda ganhou na Câmara e a direita no Senado, impedindo a formação de um governo com maioria nas duas casas do Congresso.

Berlusconi já fez suas propostas. Quer revogar o aumento do imposto predial e territorial e reformar o Poder Judiciário para tentar se livrar de seus processos.

França cede controle de Timbuktu a força africana

O Exército da França entregou hoje o controle da cidade histórica de Timbuktu, patrimônio cultural da humanidade, a uma força de paz africana que ajuda o governo do Mali a restabelecer a soberania por todo o território do país. A partir de 28 de abril, só 30 soldados franceses ficarão na cidade como uma força auxiliar.

A França interveio no Mali em 11 de janeiro de 2013 para conter uma ofensiva de extremistas muçulmanos que dominavam o Norte do país havia oito meses e iniciavam uma marcha rumo à capital, Bamako.

Depois de visitar as tropas franceses no Mali, o presidente François Hollande prometeu uma retirada total até o fim de abril, deixando apenas uma pequena força para assessor o Exército Nacional e uma missão internacional de paz formada por soldados africanos. Timbuktu é um primeiro teste.

CIA queria terrorista de Boston na lista de suspeitos

A Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espionagem dos Estados Unidos, pediu há mais de um ano à principal agência antiterrorista do país que incluísse na lista de suspeitos de um dos acusados pelo ataque à Maratona de Boston, em 15 de abril de 2013.

O pedido foi feito em 2011 depois que autoridades da Rússia entraram em contato para advertir que Tamerlan Tsarnaev estava se tornando cada vez mais um islamita radical e que planejava viajar ao exterior. Ele esteve durante seis meses nas repúblicas muçulmanas russa do Daguestão e da Chechênia. Não se sabe se entrou em contato com grupos radicais.

Antes do pedido da CIA, o FBI, a polícia federal americana, tinha encerrado um inquérito preliminar sobre Tamerlan aberto depois de um pedido de informações das autoridades russas.

"Havia preocupação de que ele tivesse algum tipo de ligação com o terrorismo. Fizemos tudo o que era legalmente possível com as poucas informações que tínhamos. Não encontramos nenhum indício de ilegalidade", admitiu o porta-voz do FBI, Paul Bresson, citado pelo jornal The Washington Post.

Cenário de duas guerras brutais, a Chechênia é um território proibido, especialmente para jornalistas e ativistas dos direitos humanos.

Tamerlan morreu em confronto com a polícia dos EUA na noite de quinta para sexta-feira da semana passada. Seu irmão Djokhar Tsarnaev foi preso, mas está gravamente ferido. Não consegue falar. Responde aos interrogadores por escrito.

ONU vai investigar uso de armas químicas na Síria

Uma equipe das Nações Unidas vai investigar as denúncias de uso de armas químicas na guerra civil da Síria pela ditadura de Bachar Assad nas cidades de Alepo e Homs, a segunda e a terceira maiores do país, confirmou hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.

Depois da França e do Reino Unido, ontem o serviço secreto de Israel afirmou ter provas do uso de armas químicas contra os rebeldes. Os investigadores da ONU aguardam autorização para entrar na Síria e verificar essas alegações.

Várias vezes o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu que o uso ou movimentação de armas de destruição em massa eram o sinal vermelho para Assad. Se o ditador cruzasse esse limite, estaria sujeito a uma intervenção militar internacional.

Obama não mostra o menor interesse em entrar numa nova guerra no Oriente Médio. A sociedade internacional vira as costas. Depois de dois anos e um mês de uma revolta popular inicialmente pacífica que se transformou numa guerra civil brutal diante da cruel repressão do regime, a Síria é um país fragmentado e arrasado.

A frágil aliança entre os diferentes grupos étnicos e religiosos que compunham a Síria dificilmente será restabelecida, pelo menos em curto prazo.

Ordens à indústria dos EUA têm maior baixa em 7 meses

Nesta recuperação aos solavancos, a economia dos Estados Unidos deu hoje mais um sinal de fraqueza.  Depois de registrar uma alta de 4,3% em fevereiro, as encomendas à indústria de bens duráveis, com pelo menos três anos de uso, caíram 5,7% no mês de março, revelou hoje o Departamento do Comércio.

"Tivemos uma considerável perda de impulso da economia e isto está óbvio nos dados que vimos nas últimas quatro semanas", comentou Jacob Oubina, economista sênior da corretora RBC Capital Markets, em Nova York, citado pela agência Reuters.

A recuperação da indústria com a queda do dólar foi um dos fatores da retomada economia dos EUA depois da chamada Grande Recessão de 2008-9, expressão criticada por alguns economistas que entendem que uma crise financeira tem um impacto de longo prazo.

Tudo indica que a maior economia do mundo está em desaceleração. Começou o ano em ritmo forte, mas desde o mês passado vai mais devagar.

O maior responsável é o governo dos EUA, onde a falta de acordo entre a Casa Branca e o Congresso levou a fortes cortes nos gastos públicos, reduzindo a demanda em vários setores da economia.

Assembleia Geral da ONU homenageia Niemeyer

Niemeyer e colegas na ONU em 1947
A Assembleia Geral das Nações Unidas presta homenagem hoje às 18 horas pelo horário de Brasília a Oscar Niemeyer e seus colegas arquitetos que projetaram o edifício-sede organização internacional, em Nova York. Haverá transmissão ao vivo pela televisão via Internet da ONU.

Ao todo, o conselho de projetistas era formado por dez arquitetos. Quando Niemeyer morreu aos 104
anos em dezembro de 2012, era o último sobrevivente do grupo.

Na época, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, elogiou uma vida marcada por "um forte senso de humanismo e engajamento global".

Prédio desaba e mata mais de 160 em Bangladesh

Mais de 160 pessoas morreram hoje no desabamento de um prédio de oito andares em Daca, a capital de Bangladesh, no Sul da Ásia. Outras mil pessoas saíram feridas.

No edifício, funcionavam duas fábricas têxteis, um banco e um supermercado. A polícia acredita que poderia haver 2 mil pessoas nele na hora do acidente. Alguns operários disseram que o prédio tinha uma falha estrutural.

As equipes de resgate estão dando água a pessoas soterradas por entre os escombros. Veja as fotos da agência Reuters.

Irã nega ligação com terroristas do Canadá

O regime fundamentalista do Irã negou ontem qualquer ligação com dois suspeitos presos no Canadá sob a acusação de planejar um atentado terrorista contra um trem que faz a rota Toronto-Nova York.

"Se esse plano tivesse sido realizado, muitos inocentes seriam mortos ou feridos", declarou James Malizia, da Real Polícia Montada do Canadá, citado pela agência de notícias Reuters.

As autoridades canadenses acusam Chiheg Esseghaier, de Montreal, e Raid Jasser, de Toronto, de ter recebido ordens de membros da rede terrorista Al Caeda baseados no Irã, mas não acusam a república islâmica de participar da conspiração.

O Ministério do Exterior iraniano negou qualquer ligação com a rede Al Caeda, que é sunita e professa um fundamentalismo islâmico salafista, inspirado no wahabismo da Arábia Saudita, adversário do xiismo majoritário no Irã. Mas eles têm inimigos comuns, os Estados Unidos e o Ocidente, e o aiatolá Ruhollah Khomeini teve na obra do egípcio Said Kutub, ideólogo d'al Caeda, uma das principais fontes de suas ideias políticas.

Eles são adversários políticos na luta pela supremacia interna da Uma, o conjunto de todos os muçulmanos, mas sempre podem se aliar contra inimigos comuns.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Carro-bomba atinge embaixada da França em Trípoli

Pelo menos dois guardas franceses e vários cidadãos foram feridos hoje na explosão de um carro-bomba diante da Embaixada da França em Trípoli, a capital da Líbia.

A explosão destruiu a parede e a recepção da embaixada, além de danificar casas e lojas vizinhas. O ministro do Exterior francês, Laurent Fabius, declarou que o número de vítimas seria muito maior se não fosse tão cedo, num horário em que a maioria dos funcionários ainda não havia chegado.

Com a intervenção militar em janeiro contra as milícias muçulmanas que dominavam o Norte do Mali desde abril de 2012, a França virou alvo de extremistas islâmicos e jihadistas.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. Foi o primeiro ataque contra embaixadas em Trípoli desde a queda do ditador Muamar Kadafi, em agosto de 2011. Em 11 de setembro de 2012, uma ação terrorista contra o consulado dos Estados Unidos em Bengázi terminou com a morte do embaixador e de três outros cidadãos americanos.

"Irã já cruzou linha vermelha nuclear", adverte ex-chefe da inteligência militar de Israel

O Irã já desenvolveu a tecnologia necessária e pode fabricar uma bomba atômica nos próximos meses, alerta o general Amos Yadlin, ex-chefe do serviço secreto das Forças de Defesa de Israel, pedindo um aumento das sanções e pressões internacionais contra a república islâmica.

Durante uma conferência sobre segurança realizada em Telavive, o general advertiu que "para todos os fins e propósitos, o Irã já cruzou a linha vermelha de Israel... No verão, estará a um mês ou dois da decisão de fazer uma bomba atômica".

O primeiro-ministro linha-dura israelense, Benjamin Netanyahu, insistiu várias vezes na necessidade de traçar uma "linha vermelha", um limite além do qual o programa nuclear iraniano se tornaria uma ameaça à existência de Israel, o que justificaria uma ação militar para destruí-lo.

Israel sabe que precisa do apoio dos Estados Unidos nesta guerra. O presidente Barack Obama, que se elegeu prometando acabar com as guerras no Afeganistão e no Iraque, reluta em abraçar a opção militar. Já afirmou que o Irã precisaria de pelo menos mais um ano para fazer armas nucleares e decidiu dar mais tempo à diplomacia e às sanções internacionais.

Apesar dos estragos que o boicote traz à economia iraniana, o regime dos aiatolás não dá sinais de que possa recuar. Nos últimos dias, o óleo de cozinha e as carnes de gado e frango subiram 60% porque o governo desvalorizou a moeda nacional. Um dólar vale agora 24,5 mil riales, quase o dobro dos 12,26 pagos anteriormente.

Não houve avanço nas negociações realizadas no mês passado entre o Irã, as cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha.

Enquanto o Irã exige o fim das sanções alegando ter direito a desenvolver energia atômica para fins pacífico, as grandes potências querem que o país cumpra as resoluções da ONU, pare de enriquecer urânio e abra seu programa nuclear a inspeções rigorosas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Diante do impasse nas negociações, os EUA resolveram vender US$ 10 bilhões em armas a Israel, à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos, preparando seus aliados no Oriente Médio para se defender de um possível Irã nuclear, revelou o jornal The New York Times.

O pacote incluiu aviões-tanques para reabastecimento de aviões de combate em pleno voo e mísseis ar-terra para destruir as defesas antiaéreas iranianas, mas exclui bombas nucleares táticas capazes de destruir fortalezas subterrâneas com instalações nucleares. Sem esta arma, Israel precisa dos EUA para ter certeza de um ataque será bem-sucedido.

Assembleia Nacional da França aprova casamento gay

Depois de 136 horas e 46 minutos de debates, por 331 a 225, a Assembleia Nacional da França aprovou hoje o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Faltava apenas ratificar as mudanças feitas no Senado. A França torna-se assim o nono país europeu e o 14º do mundo a legalizar o casamento gay.

Com o forte movimento de oposição, a direita esperava que o governo François Hollande abandonasse o projeto. Alguns deputados da União por um Movimento Popular (UMP), maior partido de centro-direita, já preparam um recurso à Justiça.

Agora, o casamento gay está legalmente autorizado nos seguintes países europeus: Bélgica, Dinamarca,  Espanha, França, Holanda, Islândia, Noruega, Portugal e na Suécia. Portugal não admite a adoção de crianças por casais de homossexuais.

Oito navios da China invadem área do Japão

Oito navios da China entraram nas águas territoriais das ilhas Senkaku, que os chineses chamam Diaoyu, nesta terça-feira, realimentando a disputa territorial com o Japão.

A China anda irritada com a frequência cada vez maior de voos de aviões de caça do Japão sobre as ilhas em disputa e do uso de equipamentos para bloquear as telecomunicações dos chineses na região. Houve 306 voos nos últimos 12 meses, quase o dobro dos 156 dos 12 meses anteriores, informa a agência de notícias AP.

Hoje a tensão entre as duas potências do Leste da Ásia deve aumentar. Cerca de 170 deputados do governista Partido Liberal-Democrata devem vão ao Sanuário de Yasukuni, no centro de Tóquio, onde estão enterrados os criminosos de guerra japoneses da Segunda Guerra Mundial. A China e a Coreia do Sul, invadidas pelo Exército Imperial do Japão na guerra, sempre protestam contra essas visitas.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Djokhar nega ligação com terrorismo internacional

Em suas declarações à polícia dos Estados Unidos, Djokhar Tsarnaev, o único suspeito preso pelo ataque à Maratona de Boston, negou qualquer conexão internacional, informou há pouco a rede de televisão americana CNN.

Seu irmão, Tamerlan Tsarnaev, que morreu no confronto com a polícia e teria sido atropelado por Djokhar, na versão da polícia, e viajou durante seis meses por repúblicas muçulmanas do Sul da Rússia. Tamerlan teria planejado tudo para "defender o Islã", que na sua visão extremista estaria sob ameaça.

Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 foram feridas em Boston em 15 de abril de 2013. Foi a pior ação terrorista em território americano desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

Ao denunciar Tsarnaev, a procuradoria federal dos EUA acusaram Djokhar de deixar friamente a bomba feita em casa no meio da multidão que assistia à maratona e saiu tranquilamente no meio da confusão quando a outra bomba, levada por seu irmão Tamerlan, explodiu.

Jordânia autoriza tráfego de drones de Israel

A Jordânia abriu dois corredores de seu espaço aéreo para o trânsito de aviões não tripulados de Israel que vão monitorar a guerra civil na vizinha Síria, noticiou hoje o jornal francês Le Monde citando como fonte um alto funcionário militar ocidental.

Em princípio, os drones israelenses vão apenas espionar o conflito, mas carregam armas e podem atacar se foram alvo da artilharia antiaérea da Síria.

Na guerra civil, os rebeldes denunciaram o massacre de pelo menos 109 pessoas nos arredores da capital, Damasco. Um comitê local da área predominantemente sunita fala em 450 mortes. Se forem confirmadas, será um dos piores massacres em dois anos e um mês de conflito.

EUA e Alemanha retomam crescimento econômico

A economia nos Estados Unidos voltou a se acelerar e a taxa de crescimento do primeiro trimestre de 2013 deve ficar em 2,8% ao ano, pela média das previsões dos analistas. O produto interno bruto do início do ano será anunciado em 26 de abril.

Nos EUA, a recuperação foi apontada na sondagem conjuntural da primavera (no Hemisfério Norte) da Associação Nacional dos Economistas de Empresas (NABE, do inglês): "As empresas viram sua atividade aumentar no primeiro trimestre de 2013 no ritmo mais rápido em um ano, e suas perspectivas de crescimento para o segundo trimestre melhoraram".

Depois de uma contração no fim de 2012, a economia da Alemanha deve atingir um ritmo "bem superior a 1% ao ano" no mais tardar em 2014, previu o ministro da Economia, Philipp Röesler, em entrevista publicada hoje no jornal popular Bild.

A Alemanha, quarta maior economia do mundo, deve crescer pelo menos 0,4% em 2013 e 1,6% em 2014, sob o peso das medidas de austeridade impostas pelo próprio governo alemão aos países da Zona do Euro para combater a crise das dívidas públicas dos países mais frágeis.

Djokhar é acusado de usar arma de destruição em massa

O único suspeito preso pelo ataque à Maratona de Boston há uma semana, Djokhar Tsarnaev. foi denunciado à Justiça dos Estados Unidos, entre outros delitos, por uso de arma de destruição em massa, o que pode levar a uma condenação à morte. Ele não foi enquadrado como um combatente inimigo, como queriam alguns deputados da oposição republicana.

Gravemente ferido na garganta, o jovem terrorista de origem chechena estaria respondendo às perguntas dos entrevistadores por escrito. Seus advogados devem barganhar a colaboração com a Justiça em troca de uma pena de prisão pérpetua em vez da morte.

EUA vendem US$ 10 bilhões em armas ao Oriente Médio

Três importantes aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio - Israel, Arábia Saudita e Emiradores Árabes Unidos - devem fechar acordos nesta semana para comprar armas e equipamentos militares americanos no valor de US$ 10 bilhões, reforçando-se para enfrentar a ameaça do programa nuclear do Irã.

Os negócios são anunciados depois de mais um fracasso nas negociações entre a República Islâmica do Irã e as cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) e Alemanha.

Nos últimos meses, o regime fundamentalista iraniano avançou no desenvolvimento e na instalação de novas centrífugas IR-2m, com uma capacidade de enriquecer urânio duas a cinco vezes maior do que as centrífugas IR-1. O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Fereydoon Abassi Davani, declarou que talvez o Irã tenha de enriquecer urânio a um teor superior a 20%.

Para uso em usinas nucleares de produção de energia, basta um teor de 5%. O teor de 20% é usado em reatores de pesquisas médicas. Uma bomba atômica exige teores acima de 90%. A república dos aiatolás aparentemente ainda não chegou lá. Mas a cada novo limite ultrapassado, aumenta o temor no Oriente Médio e no mundo de um Irã com armas nucleares.

Se for atacado militarmente pelos EUA ou Israel, o Irã pode retaliar alvejando os campos de exploração de petróleo dos países vizinhos aliados de Washington. Para se proteger, os EAU estão comprando 26 aviões caças-bombardeiros F-16 Falcão do Deserto e munição teleguiada de precisão a longa distância.

Tanto os Emirados quanto a Arábia Saudita poderiam usar esse tipo de munição para contra-atacar o Irã sem serem detectados pelas defesas antiaéreas iranianas.

Israel vai receber dos EUA aviões capazes de reabastecer seus caças e bombardeiros no ar. Para atacar os Irã, as aeronaves israelenses terão de voar mais de 2,5 mil quilômetros, o que exige reabastecimento no ar. A Força Aérea de Israel tem esse tipo de aparelho. Deve comprar uma quantidade não especificada de KC-135 Stratotankers.

Cada avião-tanque é capaz de reabastecer de quatro e oito aviões de combate. Isso permitiria a Israel usar um número maior de aviões num ataque contra as instalações nucleares iranianas, garantindo a superioridade aérea.

Os EUA também devem vender a Israel mísseis antirradiação ar-terra AGM-88 Harm, mais aptos a destruir as defesas antiaéreas do Irã do que os mísseis AGM-78 de que dispõe atualmente.

Nem todas essas armas garantem o sucesso de bombardeios aéreos para neutralizar o programa nuclear iraniano. Haveria poucas informações de inteligência para identificar os alvos. Alguns, como a instalação nuclear subterrânea de Fordow, onde o Irã estaria enriquecendo urânio a 20%, não seriam destruídos. Para isso, Israel precisaria usar bombas nucleares táticas, capazes de penetrar na rocha e destruir fortalezas subterrâneas. Esta arma não está no pacote, reporta o jornal The New York Times.

Uma ameaça iraniana é fechar o Estreito de Ormuz, na saída do Golfo Pérsico, por onde passam 40% do petróleo exportado no mundo inteiro. Neste caso, os EUA teriam de intervir. Por isso, até agora Washington tenta conter o primeiro-ministro linha-dura israelense, Benjamin Netanyahu, que gostaria de atacar o quanto antes para evitar que o Irã faça a bomba atômica.

O presidente Barack Obama, eleito com a promessa de acabar com as guerras no Afeganistão e no Iraque, reluta em envolver os EUA numa nova guerra no Oriente Médio, mas mantém o "compromisso inabalável" do país com a segurança de Israel. Quer dar mais tempo à diplomacia, que até agora não funcionou. Ao vender armas a vizinhos do Irã, reafirma a possibilidade de uso da força.

Colômbia abre negociação com ELN em maio

Diante da estagnação das negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), maior grupo guerrilheiro do país, o governo colombiano vai iniciar conversações com o Exército de Libertação Nacional (ELN) a partir da segunda semana de maio.

As negociações preliminares começaram há vários meses na Venezuela com a participação de Enrique Santos, irmão do presidente Juan Manuel Santos, revelou hoje o jornal El Espectador.

O governo será representado por uma delegação chefiada pelo ex-procurador-geral Jaime Bernal Cuellar e pelo reitor da Universidade Militar da Colômbia, general Eduardo Antonio Herrera Berbel. A delegação do ELN será chefiada por Israel Ramírez Piñeda, mais conhecido pelo nome de guerra de Pablo Beltrán, membro do comando central da organização.

Conflito com Boko Haram deixa 185 mortos na Nigéria

Pelo menos 185 pessoas morreram num confronto armado do Exército da Nigéria com a milícia fundamentalista muçulmana Boko Haram (Não à Educação Ocidental, na língua haussa) na cidade de Baga, no extremo noroeste do país.

Numa área cheia de civis, foram usadas metralhadoras e lançadores de granadas. O combate começou em 19 de abril. Até o dia 21, as autoridades locais tinham encontrado 185 cadáveres.

É um dos incidentes mais violentos envolvendo o grupo Boko Haram até hoje. Acontece pouco depois que a milícia rejeitou uma proposta de anistia do presidente Goodluck Jonathan, um sulista cristão visto com desconfiança pela maioria muçulmana do Norte da Nigéria.

Jonathan criou uma comissão para explorar as possibilidades de paz com Boko Haram. Como há uma questão religiosa em sua guerra civil contra o Estado nigeriano, é preciso que os clérigos muçulmanos do Norte participem de qualquer negociação de paz.

Desde o surgimento do grupo, em 2009, milhares de nigerianos foram mortos.

domingo, 21 de abril de 2013

Partido Colorado retoma poder no Paraguai

O Partido Colorado, que governou o Paraguai de 1947 a 2008, inclusive durante a ditadura do general Alfredo Stroessner, volta ao poder com a vitória do empresário Horacio Cartes, acusado de evasão fiscal, contrabando de cigarros e tráfico de drogas, na eleição presidencial de hoje.

Com 81% das urnas apuradas, Cartes tinha 46% dos votos contra 37% para Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico, que já reconheceu a derrota.

Terroristas de Boston planejavam mais ataques

A julgar pela quantidade de armas e bombas encontradas, a polícia dos Estados Unidos acredita que os dois jovens de origem chechena suspeitos do ataque à Maratona de Boston planejavam mais ações terroristas.

"Temos razão para acreditar, com base nas provas coletadas - as explosões, os explosivos não detonados, as armas e munições -, que eles iam atacar outras pessoas", declarou neste domingo o chefe de polícia de Boston, comissário Ed Davis, em entrevista ao programa Face the Nation, da rede de televisão CBS.

No mesmo programa, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, declarou que "talvez Boston nunca mais seja a mesma".

Os investigadores querem interrogar o segundo suspeito, Djokhar Tsarnaev, que sobreviveu mas está em estado grave, para descobrir os motivos do ataque à maratona. Querem especialmente saber o que seu irmão Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, fez durante uma visita de seis meses, no ano passado, às repúblicas russas da Chechênia e do Daguestão.

Drones dos EUA matam jihadistas no Iêmen

Um ataque com aeronaves não tripuladas, os drones, matou dois suspeitos de pertencer à rede terrorista Al Caeda, informou um alto funcionário dos Estados Unidos, justificando o ataque porque haveria grande quantidade de armas no local.

Os críticos dessa política de assassinatos seletivos do governo Barack Obama alegam que não vai erradicar o extremismo muçulmano e ainda ameaça aumentar o radicalismo contra o governo iemenita e contra estrangeiros.

sábado, 20 de abril de 2013

Paraguai vota em meio a denúncias de corrupção

Mesmo para os baixos padrões de moralidade política da América Latina, a eleição presidencial deste domingo no Paraguai é um escândalo, observa o jornal esquerdista britânico The Guardian.

O favorito é Horacio Cartes, do conservador Partido Colorado, que governou o Paraguai por 61 anos, um homofóbico que já foi preso por fraude cambial, é investigado por evasão de impostos e acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.

Seu maior adversário é Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico, de centro-direita, acusado de usar milhões de dólares de fundos públicos para comprar aliados políticos e ter alguma chance amanhã.

Uma vitória de Cartes representará tudo o que o Paraguai tem de pior, uma classe política corrupta ligada à criminalidade.

Alegre o descreve como "a expressão máxima do modelo do contrabando, da máfia e pirataria". Mas também não é limpo. O governo comprou uma fazenda do pai do presidente do Congresso, Jorge Oviedo, por US$ 11,5 milhões para selar a aliança que o apoia.

Com o escândalo, Oviedo renunciou à Presidência dos Congresso. Alegre herdou os votos do general golpista Lino Oviedo, que morreu durante a campanha

"Não há ninguém limpo no Paraguai", admite um eleitor envergonhado.

O PLRA governo o país em aliança com os colorados desde o impeachment do presidente Fernando Lugo no ano passado. Como dava o vice de Lugo, ocupa a Presidência, o que lhe permitiu usar dinheiro público na campanha.

Em entrevista ao sítio Terra, Alegre considerou o impeachment de Lugo inevitável. Pois sim. Como disse Clovis Rossi na Folha nove meses atrás, foi uma jogada dos grandes partidos para usar a máquina e os recursos do governo na campanha.

Assim, caiu o primeiro e único governo de esquerda da História do Paraguai. O saque dos recursos públicos para uso privado por uma elite autoritária e corrupta continua. Amanhã, será eleito mais um príncipe da corrupção.

EUA e Rússia decidem cooperar na luta contra terror

Em conversa telefônica depois da descoberta de que dois terroristas de origem chechena atacaram a Maratona de Boston, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, decidiram aumentar a cooperação entre os dois países no combate ao terrorismo, anunciou a Casa Branca neste sábado.

Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto em combate com a polícia na madrugada de sexta-feira e seu irmão Djokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi preso à noite depois de uma caçada humana de 24 horas.

O estado de saúde de Djokhar é grave, mas os médicos acreditam que sua vida não corre perigo. As autoridades querem interrogá-lo para descobrir os motivos do ataque. Os jornalistas estão proibidos de entrar no hospital.

Giorgio Napolitano é reeleito presidente da Itália

Depois de várias votações sem sucesso, o Congresso da Itália reelegeu hoje com facilidade o presidente Giorgio Napolitano.

Napolitano, de 87 anos, pretendia abandonar a política. Mas, como as últimas eleições parlamentares deram vitória à esquerda na Câmara e à direita no Senado, impossibilitando a formação de um governo, foi a solução de consenso. Ele teve o apoio de todos os grandes partidos, menos do Movimento 5 Estrelas, do humorista Beppe Grillo.

Terremoto na China matou mais de 150 pessoas

Mais de 150 pessoas morreram na madrugada deste sábado num terremoto de 6,6 graus na escala aberta de Richter que atingiu a província de Sichuã, no sudoeste da China. Outras 2,2 mil pessoas estão feridas, 147 em estado grave.

Seis mil soldados do Exército Popular de Libertação foram enviados à região para participar da operação de resgate.

A mesma província foi abalada em 12 de maio de 2008 por um violento terremoto de 8 graus na escala Richter que matou 88 mil pessoas.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Polícia dos EUA anuncia captura do segundo suspeito

Depois de uma caçada humana de quase 24 horas, a polícia dos Estados Unidos anunciou há pouco a prisão de Djokhar Tsarnaev, de 19 anos, o segundo suspeito do ataque contra a Maratona de Boston na segunda-feira, 15 de abril de 2013. O atentado terrorista deixou três mortos e mais de 183 feridos; 58 ainda estão hospitalizados, três em estado grave.

Djokhar estava ferido e coberto de sangue. Ele foi levado para um hospital, onde está em estado grave. Seu irmão Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto na madrugada de hoje em confronto com a polícia.

A promotora encarregada do caso disse que a decisão de pedir a pena de morte cabe ao secretário da Justiça dos EUA, Eric Holder, que acumula a função da procurador-geral da República.

O presidente Barack Obama elogiou há pouco o sucesso da investigação, agradecendo à polícia e a todo o povo americano: "Eles fracassaram porque nós nos recusamos a ser aterrorizados".

Quando a polícia, que tinha pedido para todos ficarem em casa, liberou, uma multidão saiu às ruas para festejar a prisão do suspeito de atacar uma instituição como a Maratona de Boston.

Juíza anula processa de ditador por genocídio

O Ministério Público da Guatemala e a Associação Internacional de Justiça apresentaram hoje quatro recursos contra a juíza Carol Patricia Flores Polanco, que anulou ontem o julgamento por genocídio do ex-ditador Efraín Ríos Montt, denunciado por 17 massacres em que mais de 1,7 mil índios maias foram assassinado, em 1982 e 1983, quando ele presidia o país.

Com base numa tecnicalidade, Carol Flores anulou todos os procedimentos realizados depois de 23 de novembro de 2011, quando ela foi afastada do caso, sob protesto da alta comissária das Nações Unidas, Navi Pilay, que considerou a decisão uma afronta aos advogados e às vítimas.

O processo foi aberto em 28 de janeiro de 2013 pelo juiz Miguel Ángel Gálvez. No primeiro dia de depoimentos, Bernardo Cabral, que na época tinha nove anos, contou como se escondeu numa fonte e viu seus pais e seus dois irmãos menores serem assassinados por militares do Exército guatemalteco.

No segundo dia, Pedro Chávez Brito contou como ele e seus irmãos foram descobertos dentro de uma sauna por militares: "'Você é uma guerrilheira. Você levava comida para os guerrilheiros', disseram para minha irmã". Ela foi amarrada à escada da casa, que foi incendiada.

Em 4 de abril, um ex-soldado acusou o atual presidente da Guatemala, general Otto Pérez Molina, de comandar um massacre de indígenas em 1982, quando era um oficial de patente inferior.

Outra testemunha afirmou ter visto soldados usando a cabeça degolada de uma senhora de idade como bola de futebol, informa o jornal Los Angeles Times.

Depois de 19 dias de depoimentos de mais de 120 testemunhas, ontem a defesa deveria ter apresentado cinco testemunhas, mas pediu a suspensão da audiência para aguardar a decisão da juíza Carol Flores, de outra unidade. Em seguida, todos os advogados de defesa se retiraram, alegando que "esse julgamento é ilegal".

"Isso é um completo abuso de poder, é ilegal e é claro que vamos recorrer", declarou Arturo Aguilar, assessor da Procuradoria-Geral da República, logo após a decisão da juíza.

As famílias ficaram revoltadas. Mais de 200 mil pessoas foram mortas durante a guerra civil na Guatemala, a mais violenta da Guerra Fria na América Latina. O conflito começou em 1960, seis anos depois de um golpe de Estado apoiado pelos Estados Unidos, e o acordo de paz só foi assinado em 1996.

Maduro toma posse com promessa de recontagem

Horas antes da posse do presidente Nicolás Maduro, o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela concordou hoje em fazer uma auditoria em todas as urnas usadas na eleição presidencial de 14 de abril de 2013. A vitória do presidente interino que substitui Hugo Chávez desde dezembro por apenas 1,8% dos votos levou a oposição a pedir a recontagem, primeiro aceita, depois rejeitada e agora finalmente aceita pelo regime chavista.

Ao anunciar a decisão, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, disse que o processo vai durar um mês. A recontagem alivia a tensão nas ruas, onde oito pessoas foram mortas na violência pós-eleitoral, e cria uma clima mais calmo para a posse de Maduro hoje à tarde.

"Com isso, estamos onde gostaríamos de estar", declarou o candidato oposicionista, governador Henrique Capriles, acusado pelo governo de fomentar os conflitos de rua que se seguiram à divulgação do resultado oficial por denunciar fraude eleitoral. "Agora o CNE cria a possibilidade de resolver a crise política do país", reporta o jornal The New York Times.

Pela lei eleitoral venezuelana, 54% das urnas são auditadas automaticamente quando a votação termina. Ao votar, cada eleitor recebe um voucher com seu voto para ser depositado numa urna de papelão. Na apuração, os votos impressos são conferidos com a votação eletrônica.

Agora, as 46% urnas restantes serão examinadas, mas o prazo de um mês sugere que pode ser uma manobra para acalmar a oposição e dar legitimidade à posse de Maduro hoje à tarde.

TV Senado entrevista embaixadora do Brasil no México

O programa Diplomacia deste fim de semana é um programa especial. Chegamos ao centésimo Diplomacia, a Revista de Política Internacional da TV Senado e para comemorar este programa de número 100, reportagens especiais para você.

No Diplomacia-Entrevista, a convidada especial é a nova embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes. Ela chega com a missão de aproximar ainda mais os dois países e a primeira medida é o fim da exigência de vistos de turistas.
A seção dossiê-diplomático traz a segunda reportagem da série sobre a desnacionalização de empresas brasileiras, mostrando como este processo econômico afeta o desenvolvimento de tecnologia de ponta no Brasil.
A revista de política internacional da TV Senado traz ainda duas reportagens especiais sobre o mundo da lusofonia. A primeira mostra os esforços do Brasil em cooperar para o desenvolvimento do Timor Leste, a mais jovem nação da Comunidade de Língua Portuguesa e, também, um retrato de como anda o comércio internacional no âmbito da CPLP.
No quadro Arte & Diplomacia, as esculturas humanas de Antony Gormley. E nas colunas culturais, o som dos Andes Bolivianos de Los Kjarkas e as análises do filme argentino "Medianeiras" e do livro A história contada por quem viude Jorge Caldeira.

Serviço:
O programa Diplomacia, a revista de Política Internacional da TV Senado, vai ao ar no fim de semana logo após o carnaval: sábado, dia 20/4, às 12h30, e às 22h30; domingo, dia 21/4, às 9h e às 17h. Com reprises nos finais de semana seguintes: sábado, dia 27/4, às 17h; domingo, dia 28/4, às 3h e sábado, dia 04/5, às 3h.

A TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto (UHF) nas seguintes cidades:
  • 16 UHF (Rio Branco – AC)
  • 36 UHF (Gama-DF)
  • 40 UHF (João Pessoa-PB)
  • 43 UHF (Fortaleza-CE)
  • 49 UHF (Rio de Janeiro-Zona Oeste)
  • 51 UHF (Brasília-DF)
  • 52 UHF (Natal-RN)
  • 53 UHF (Salvador-BA)
  • 55 UHF (Recife-PE)
  • 56 UHF (Cuiabá-MT)
  • 57 UHF (Manaus-AM)
Também nos canais 07 (Net Brasília), 118 (Sky), 217 (Direct TV) e 17 (TECSAT), 121 (Vivo TV), 903 (OI-TV), 231 (GVT-TV) e na Internet pelo www.senado.gov.br/tv.

Homem-bomba mata 32 em café de Bagdá

Em mais um ato de violência antes das eleições provinciais de 20 de abril de 2013, um terrorista suicida detonou seu cinturão cheio de explosivos ontem à noite num café de Bagdá cheio de gente. Pelo menos 32 pessoas morreram e outras 65 saíram feridas.

A explosão foi tão violenta que algumas pessoas foram jogadas para fora do Café Dubai, noticia a televisão árabe especializada em jornalismo Al Jazira. Com a nova onda de violência, todos os grupos étnicos e religiosos do país estão sendo alvejados.

Antes da campanha eleitoral, a maioria dos atentados era cometida pela minoria sunita, que mandava no Iraque na época de Saddam Hussein, contra a maioria xiita, que chegou ao poder com a invasão americana.

Polícia mata um suspeito mas outro foge nos EUA

A polícia dos Estados Unidos conseguiu cercar os suspeitos do ataque contra a Maratona de Boston em 15 de abril de 2013, dois irmãos muçulmanos com origem na república russa da Chechênia.

Antes da meia-noite, houve um tiroteio e Sean Collier, um policial que estava no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das mais importantes instituições universitárias do mundo, na vizinha cidade de Cambridge, foi morto.

A polícia cercou área ao redor do MIT, mas os suspeitos roubaram um carro e conseguiram escapar. Encurralados na cidade de Watertown, na Grande Boston, depois de uma perseguição policial, eles reagiram com tiros e bombas.

Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi baleado e morto. Seu irmão Djokhar Tsarnaev, de 19 anos, fugiu de novo. Eles eram muçulmanos russos da república da Chechênia, na região do Cáucaso. A polícia está revistando casa por casa em Watertown e pediu às pessoas que evitem sair de casa.

Um tio dos jovens deu entrevista no estado de Maryland e fez um apelo a Djokhar para que se entregue à polícia e peça perdão pelos crimes cometidos. Tamerlan era boxer profissional. Djokhar estudava medicina.

A Chechênia foi arrasada em duas guerras civis pela independência do país da Federação Russa. A primeira, travada de dezembro de 1994 a agosto de 1996, foi vencida pelos chechenos, uma humilhação para o Exército. Cerca de 14 mil soldados russos e até 200 mil civis foram mortos.

A Segunda Guerra da Chechênia foi iniciada em agosto de 1999 pelo então primeiro-ministro Vladimir Putin, que se preparava para substituir o enformo presidente Boris Yeltsin, depois de uma série de atentados em Moscou atribuídos a terroristas chechenos e ataques nas repúblicas do Daguestão e da Inguchétia, vizinhas da Chechênia no Norte do Cáucaso.

Putin impôs uma política de terra arrasada para dar uma demonstração de força. Em maio de 2000, a Rússia reimpôs sua administração direta sobre a república rebelde. O total de mortos no segundo conflito é estimado entre 25 mil e 30 mil.

FBI divulga imagens do suspeitos do ataque a Boston

Na esperança de encontrar os responsáveis pelo ataque à Maratona de Boston, o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos divulgou ontem as imagens de dois possíveis suspeitos e pediu a ajuda da população para identificá-los e localizá-los, informa a rede de televisão pública britânica BBC.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ataque no Quênia é atribuído a rebeldes somalianos

Pelo menos cinco pessoas foram mortas a tiros num ataque contra um restaurante na cidade de Garissa, no Leste do Quênia.

O país tem sido alvo de uma série de ataques que seriam respostas à intervenção militar queniana na Somália para combater os extremistas muçulmanos do grupo Al Chababe (Os Jovens).

Coreia do Norte impõe condições para negociar

A ditadura comunista da Coreia do Norte rejeitou na prática a proposta de negociação feita pelo secretário de Estado americano, John Kerry, ao exigir ontem a suspensão de todas as sanções internacionais e das manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

Durante visita ao Leste da Ásia em que prometeu cooperar com a China para reduzir as tensões na região, Kerry declarou domingo à noite no Japão estar pronto para negociar, desde que o regime stalinista de Pionguiangue manifeste a intenção de desarmar seu programa nuclear, desistindo de fabricar armas atômicas.

Rebeldes tomam base estratégica na Síria

Depois de semanas de luta contra forças do governo da Síria, os rebeldes que lutam contra a ditadura de Bachar Assad tomaram o controle do complexo militar de Dabá, na província de Homs, anunciou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, ligado à oposição, com sede em Londres.

Ontem, em entrevista à televisão estatal síria, Assad afirmou que sua derrota será o fim do país. Mais uma vez, tentou caracterizar o conflito como uma luta contra o imperialismo. Ele acusou os Estados Unidos e o Ocidente de apoiar a rede terrorista Al Caeda, repetindo o erro que teriam cometido ao armar e financiar extremistas muçulmanos para lutar contra a invasão soviética no Afeganistão.

"É uma guerra em todos os sentidos da palavra", declarou o ditador sírio, no poder desde 2000, citado pelo jornal The New York Times. "Há grandes potências, especialmente as potências ocidentais, que historicamente nunca aceitaram a independência de outras nações e querem submetê-las."

Assad prometeu não cair sozinho, indicando estar disposto a expandir o conflito para os países vizinhos como Líbano, Jordânia e Israel.

O secretário de Estado americano, John Kerry, está chegando a Israel para discutir a guerra civil na Síria e o programa nuclear do Irã. Os EUA vão mandar 200 soldados à Jordânia para ajudar no controle da fronteira e evitar que as armas químicas de Assad caiam nas mãos de terroristas.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o governo israelense pode impedir o fornecimento de armas aos rebeldes sírios se temer que tais armas possam ser usadas contra Israel. A Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda, é um dos grupos armados mais fortes.

Mais de 70 mil pessoas foram mortas na guerra civil Síria, que completou dois anos no mês passado.

Explosão em fábrica deixa 15 mortos ou feridos no Texas

Pelo menos 15 pessoas morreram ou estão desaparecidas e outras 160 saíram feridas, inclusive funcionários dos serviços de emergência, depois da explosão e do incêndio de uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, no Texas, nos Estados Unidos. A polícia acredita que o número de vítimas pode ser maior.

"Ainda estamos procurando sobreviventes", declarou hoje de manhã o sargento William Patrick Swanton, da polícia da cidade de Wako, que acrescentou não ter encontrado nada até agora que indique algo mais do que um acidente industrial, reportou o jornal The Wall St. Journal.

Eram seis horas da tarde pela hora local, 20h em Brasília, quando o fogo começou na empresa West Fertilizers, que fica na pequena West, uma cidade de 2,8 mil habitantes situada a cerca de 130 quilômetros do sul de Dallas, a metrópole texana.

Duas horas depois, houve uma explosão tão violenta que causou um tremor de terra de 2,1 graus na escala aberta de Richter, que mede a intensidade dos terremotos. Uma coluna de fumaça tóxica se ergueu por uma altura de centenas de metros. Mais de 50 casas foram danificadas num raio de cinco quadras.

A fábrica armazenava e processava amônia, vendida como fertilizante para os produtores rurais.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Homem é preso nos EUA por enviar cartas letais

O FBI (Federal Bureau of Investigation), a polícia federal dos Estados Unidos, prendeu hoje no estado do Mississípi um homem suspeito de enviar cartas com a substância venenosa ricina, capaz de matar, para o presidente Barak Obama e o senador Roger Wicker.

Paul Kevin Curtis foi detido em sua casa na cidade de Corinth. Ele também foi acusado de enviar uma carta com veneno para um funcionário da Justiça do Mississípi.

Senado dos EUA rejeita projeto de controle de armas

O Congresso dos Estados Unidos foi incapaz de aprovar até mesmo uma lei para exigir uma verificação dos antecedentes criminais dos candidatos a comprar armas de fogo. Por 54 a 46, o Senado acaba de rejeitar uma proposta que só foi votada depois de um acordo bipartidário para evitar a obstrução do Partido Republicano.

Todas as propostas de controle de armas defendidas pelo governo foram rejeitadas. O presidente Barack Obama acusou a Associação Nacional do Rifle, o lobby dos fabricantes de armas, de "mentir deliberadamente" para impedir um controle maior do comércio de armas.

Se passassem no Senado, as medidas teriam enormes dificuldades para ser aprovada na Câmara, onde o Partido Republicano tem maioria.

A Emenda nº 725, apresentada pelo líder da maioria democrata, senador Harry Reid, queria fiscalizar quem compra armas ampliando o Sistema Nacional Instantâneo de Verificação dos Antecedentes Criminais, examinar os problemas de saúde mental no sistema penal e proibir a aquisição indireta de armas através de terceiros sem ficha criminal em exposições e feiras de armas.

"Os criminosos não se submetem a controles agora. Não vão se submeter a controles ainda maiores", alegou o senador republicano Charles Grassley.

Nas galerias do Congresso, havia parentes das 20 crianças mortas no massacre da Escola Primária Sandy Hook, em Newtown, no estado de Connecticut, em 14 de dezembro de 2012.

"Eles deveriam ter vergonha de si mesmos", declarou Patricia Maisch, sobrevivente do massacre, ao deixar o Capitólio. "Eles não têm alma. Eles não têm compaixão".

A ex-deputada Gabrielle Giffords, baleada na cabeça num massacre em Tucson, no estado do Arizona, em 8 de janeiro de 2011, escreveu no Twitter: "O Senado ignorou a vontade popular e rejeitou o exame dos antecedentes de compradores de armas. Não estou desistindo. Os eleitores sabem que os senadores seguiram o lobby das armas e não a vontade deles".

Cabello afasta oposicionistas e quer processar Capriles

Em mais sinais de radicalização do regime chavista depois da vitória eleitoral apertado do presidente interino Nicolás Maduro, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, afastou hoje quatro deputados oposicionistas das comissões parlamentares que presidiam e pediu a abertura de um inquérito policial sobre o candidato derrotado, governador Henrique Capriles.

Como Maduro ganhou por uma pequena margem, inferior a 2% do total dos votos, Capriles exigiu uma recontagem geral dos votos para aceitar o resultado, alegando que houve pelo menos 3 mil incidentes suspeitos de fraude eleitoral. Depois de aceitar a ideia inicialmente, o presidente interino foi declarado vencedor pela Comissão Nacional Eleitoral, dominada pelo chavismo, que considerou "o resultado irreversível".

Sem sucesso no pedido de recontagem, Capriles convocou grandes manifestações de massa, mas o governo proibiu uma marcha de protesto prevista para hoje e acusou a oposição de planejar um golpe com o apoio dos Estados Unidos.

Diante da proibição imposta por Maduro e de sete mortes em atos de violência pós-eleitoral, o candidato oposicionista cancelou o protesto de hoje, acusando o governo de infiltrar militantes chavistas na marcha a fim de provocar conflitos.

Cabello é o principal rival de Maduro na luta pela sucessão do comandante Hugo Chávez, que morreu de câncer em 5 de março de 2013. Pela Constituição Bolivarista da Venezuela, ele e não Maduro deveria ter substituído Chávez interinamente até a realização de uma nova eleição presidencial.

O governo chavista marcou a eleição para 14 de abril, dia em que Chávez voltou ao poder depois do fracassado golpe direitista de 2002. Diante do surpreendente desempenho eleitoral da oposição apesar do uso e abuso da máquina pública, o chavismo, sensivelmente enfraquecido pela morte do caudilho e o fraco desempenho eleitoral de Maduro, levanta a bandeira do golpe em busca de legitimidade.

Com Maduro e Cabello disputando para ver quem é mais linha dura, a radicalização política na Venezuela só tende a aumentar.

Departamento da Justiça desmente prisão de suspeito

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos desmentiu a prisão do principal suspeito até agora do atentado contra a Maratona de Boston, informou agora a rede de televisão americana CNN.

Um homem visto em fotos e vídeos carregando um pacote ou mochila suspeito de levar a segunda bomba teria sido identificado, mas ainda não teria sido preso.

As autoridades responsáveis pela investigação darão entrevista às 18 horas pelo horário de Brasília.

Carta com veneno é enviada a Obama

Uma carta endereçada ao presidente Barack Obama continha a substância altamente tóxica ricina, informou o serviço secreto da Presidência dos Estados Unidos.

A carta foi interceptada ontem num centro de triagem de correspondências para a Casa Branca. Também ontem, foi revelado que outra carta com ricina foi enviada para o senador republicano Roger Wicker.

Outra carta suspeita foi descoberta hoje no escritório do senador republicano Jeff Flake em Phoenix, no estado do Arizona. Ela está sendo examinada para verificar se contém alguma substância perigosa.

Em 2001, depois dos atentados de 11 de setembro, houve uma série de casos de envio de cartas contendo o agente biológico Antrax, usado em armas de destruição em massa, para políticos e meios de comunicação dos EUA. Uma investigação apresentou como culpado um militar da reserva com distúrbios mentais.

Suspeito do atentado em Boston é preso

Depois de ser identificado com base em fotos e vídeos como o homem que deixou a segunda bomba na reta final da Maratona de Boston, a polícia dos Estados Unidos prendeu o primeiro suspeito do atentado que matou três pessoas e deixou outras 176 feridas, noticia a rede de televisão americana CNN com base em informações da polícia.

A polícia não revelou as características nem a nacionalidade do suspeito nem esclareceu se acredita que ele agiu sozinho ou faz parte de um grupo terrorista.

terça-feira, 16 de abril de 2013

FMI reduz expectativa de crescimento mundial

Em sua Perspectiva Econômica Mundial, divulgada hoje, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu de 3,5% para 3,3% sua expectativa de crescimento para a economia mundial neste ano de 2013.

O Brasil deve avançar 3%, em vez dos 3,5% da previsão anterior, de seis meses atrás. Fica abaixo do esperado para os países emergentes, que devem ter uma expansão 5,3% e não de 5,5% como estava no relatório anterior.

"A economia mundial é tão frágil quanto seu elo mais fraco", declarou o diretor de pesquisas econômicas do FMI, Olivier Blanchard, referindo-se à Europa, que deve ter recessão, com queda de 0,3% no produto regional bruto. "Dadas as fortes interligações entre os países, uma recuperação desigual também é perigosa. Alguns riscos diminuíram, mas não é o momento de relaxar."

Na análise do Fundo, a economia mundial anda em três velocidades distintas, com os países em desenvolvimento e as economias emergentes na frente. Entre as economias desenvolvidas, os Estados Unidos têm desempenho muito melhor do que a Europa. Devem crescer 1,9% em 2013.

Houve uma desaceleração global no início do ano, mas o crescimento deve subir no segundo semestre. Em 2014, deve avançar 4%.

Senador dos EUA recebe envelope com veneno

O senador Roger Wicker, do Partido Republicano, recebeu uma carta com a substância venenosa ricina. Depois de três exames, a presença de ricina foi confirmada.

Em 2001, depois dos atentados terroristas de 11 de setembro, várias correspondência com o agente biológico antrax foram enviadas para políticos e para a rede de televisão ABC.

Oposição suspende marcha de protesto na Venezuela

O governador Henrique Capriles, candidato derrotado à Presidência da Venezuela no domingo passado, pelo menos na contagem oficial, suspendeu hoje uma passeata convocada para amanhã para protestar contra a decisão das autoridades de não fazer uma recontagem geral dos votos.

Capriles alegou que o governo iria infiltrar militantes na manifestação para provocar violência. O protesto foi declarado ilegal pelo presidente Nicolás Maduro. Ironizando a postura autoritária de Maduro, disse que "quem quer ser legítimo deve demonstrar que é legítimo".

Foi a segunda derrota de Capriles. Ele perdeu a eleição de 7 de outubro passado para Hugo Chávez por nove pontos percentuais, ficou agora a apenas 1,8 ponto do presidente interino, Nicolás Maduro, proclamado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral.

Como o regime bolivarista tem total controle das instituições venezuelanas, a vitória apertada aumentou as suspeitas de fraude eleitoral. No primeiro momento, Maduro concordou com uma recontagem, mas foi obrigado a recuar por seus partidários. Sua derrota marcaria o fim da chamada "revolução bolivarista".

EUA acreditam que ataque partiu de pequeno grupo

O governo dos Estados Unidos acredita que o atentado terrorista contra a Maratona de Boston, que deixou três mortos e 176 feridos foi obra de um pequeno grupo extremista e não de uma conspiração internacional, declarou a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

As duas bombas eram rudimentares. Estavam em panelas de pressão cheias de pregos e peças de metal para aumentar os danos escondidas em mochilas. Podem ter sido acionadas por controle remoto. Hoje a polícia disse que os explosivos estavam dentro de sacos de nylon ou mochilas escuras.

A rede de televisão americana CNN mostrou duas fotos enviadas por um telespectador com imagens de antes e depois do atentado. Antes, há uma imagem de um pacote claro ao lado de uma lata de lixo junto as grades metálicas instaladas para separar a torcida dos corredores. Na segunda foto, o pacote desapareceu.

Um homem com mais de uma mochila escura foi visto tentando entrar numa área restrita. A polícia tenta identificá-lo, mas é comum em maratonas que amigos fiquem com roupas e objetos dos corredores durante a prova.

Até agora, ninguém reivindicou a autoria do atentado, o pior em território americano desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

A segunda vítima foi identificada como Krystle Campbell, uma americana de 29 anos que fazia um curso de graduação na Universidade de Boston. A terceira era uma estudante chinesa cuja identidade não foi revelada porque seus parentes ainda não foram avisados pelas autoridades americanas.

Terremoto de 7,8 graus abala Irã e Paquistão

Um tremor de terra de 7,8 graus na escala aberta de Richter com epicentro no Irã perto da fronteira com o Paquistão deixou pelo menos 34 mortos e centenas de feridos.

A expectativa é que o total de vítimas seja muito maior.

Governo chavista endurece com oposição venezuelana

Depois de recuar da promessa inicial de aceitar uma recontagem dos votos da eleição presidencial de domingo, vencida pelo presidente interino Nicolás Maduro por apenas 235 mil, o governo da Venezuela proibiu a manifestação de protesto convocada para amanhã pela oposição, denunciando uma suposta tentativa de golpe apoiada pelos Estados Unidos.

A passeata foi declarada ilegal e seus participantes estarão sujeitos a prisão. Pelo menos sete pessoas morreram em conflitos pós-eleitorais.

Maduro ganhou por uma margem de apenas 1,6 ponto percentual, levantando suspeitas de manipulação do resultado, já que o regime chavista controla todas as instituições venezuelanas e abusou da máquina estatal para manter sua "revolução bolivarista" no poder.

Ao rejeitar as suspeitas de fraudes do candidato oposicionista, governador Henrique Capriles, Maduro insistiu em que "a revolução bolivarista vai durar décadas". Mas nem a morte prematura e a virtual beatificação do falecido presidente Hugo Chávez e o clima de comoção nacional que criaram foram capazes de dar uma vitória folgada ao interino.

Sem apoio popular decisivo, dificilmente Maduro terá força para combater a séria crise econômica enfrentada pela Venezuela apesar da riqueza do petróleo. Mais ainda, sua posição como sucessor do comandante Chávez fica abalada dentro do movimento bolivarista.

Inflação na Eurozona cai para 1,7% ao ano

O índice de crescimento de preços na Zona do Euro teve uma pequena baixa em março, de 1,8% para 1,7% ao ano, informou hoje o Eurostat, escritório de estatísticas da União Europeia. Um ano atrás, estava em 2,7%.

Em toda a UE, a inflação caiu de 2% para 1,9% ao ano. Há um ano, o índice estava em 2,9%.

As menores taxas anuais foram registradas na Grécia (-0,2%), na Letônia (0,3%) e na Suécia (0,5%). As maiores altas foram na Romênia (4,4%), na Estônia (3,8%) e na Holanda (3,2%).

Se inflação baixa costuma ser uma boa notícia, no caso da Europa é um sintoma da recessão econômica e da crise das dívidas públicas da Eurozona.

Dívida pública da França chegará a 94% do PIB

A dívida pública da França deve chegar a 93% do produto interno bruto em 2013 e passar de 94% em 2014 antes de começar a recuar em 2015, estima o jornal econômico Les Echos. Em 2012, o PIB francês ficou em US$ 2,58 trilhões.

Essa relação dívida/PIB estava em 65% em 2007, no início da grande recessão econômica internacional, e passou de 90% no ano passado.

O governo socialista deve apresentar amanhã um plano para reduzir o déficit orçamentário para 3% do PIB, limite estabelecido pelo pacto de estabilidade que sustenta o euro, a moeda comum europeia.

Antes de completar um ano, a presidência de François Hollande enfrenta uma enorme crise. Não tem propostas capazes de reduzir a crise econômica, conter o fechamento de fábricas e o aumento do desemprego na França. Além disso, enfrenta um escândalo de corrupção em que o ex-ministro do Orçamento, Jérôme Cahuzac, admitiu ter contas bancárias em paraísos fiscais.

Cahuzac renunciou hoje a seu mandato como deputado da Assembleia Nacional.

Obama confirma "ato de terror" em Boston

O presidente Barack Obama confirmou hoje que o ataque contra a Maratona de Boston foi um "ato de terror" e admitiu que o governo dos Estados Unidos ainda não tem pistas concretas, mas não vai descansar até esclarecer quem foram responsáveis e quais seus motivos.

Pelo fato das duas explosões terem sido coordenadas, as maiores suspeitas recaem sobre grupos extremistas muçulmanos ligados ideologicamente à rede terrorista Al Caeda que poderiam ou não ser americanos. A pior hipótese seria uma conspiração interna realizada pela Caeda sem que nenhum serviço secreto tenha conseguido detectá-la.

Não está afastada a possibilidade de que seja um ataque ligados a questões internas dos EUA, embora seja mais provável que esse tipo de terrorista ataque prédios do governo federal como aconteceu em Oklahoma em 19 de abril de 1995.

Naquela época, as autoridades chegaram a apontar extremistas muçulmanos como responsáveis para descobrir depois que o culpado era o extremista de direita Timothy McVeigh. Como desta vez o alvo foi a multidão que acompanhava a maratona mais tradicional do mundo, as suspeitas se voltam mais para grupos com uma ligação ou ao menos inspiração externa.

A polícia de Boston ofereceu há pouco uma recompensa de US$ 50 mil para pistas que levem à solução do caso. Os explosivos estariam dentro de panelas de pressão escondidas em mochilas abandonadas em meio à torcida que acompanhava a prova.

Essa técnica é usada com frequência pela Al Caeda e pela milícia fundamentalista dos Talebã no Afeganistão, mas a polícia ainda não detectou nenhuma conexão externa nem manifestações de júbilo d'al Caeda.

Apesar das especulações e até mesmo da confirmação de que uma terceira bomba teria sido encontrada na Biblioteca Presidencial Presidente Kennedy, a informação oficial no momento é que não foram encontrados mais explosivos.

O total de mortos permanece três, inclusive um menino de oito anos, Martin Richard, que participou recentemente de uma passeata pela paz em Boston. Os feridos são mais de 170.

Produção industrial do Japão cresce 0,6% num mês

A produção das fábricas do Japão registrou alta de 0,6% em fevereiro de 2013 em relação a janeiro, anunciou ontem o Ministério da Indústria, revisando a estimativa anterior, que apontava uma queda de 0,1%.

O Banco do Japão apresentou recentemente um plano de estímulo à terceira maior economia do mundo que inclui a compra de US$ 75 bilhões por mês em títulos públicos para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação. A meta é vencer a deflação e chegar a uma inflação de 2% ao ano dentro de dois anos.