sábado, 30 de novembro de 2013

Oposição ocupa mais prédios públicos na Tailândia

Os manifestantes antigovernistas que invadiram ontem o quartel-general do Exército da Tailândia para tentar provocar um golpe de Estado ocuparam hoje a sede central do Departamento de Investigações Especiais, a Autoridade de Comunicações e a Organização Telefônica, informou o jornal The Bangkok Post.

Diante da agressividade crescente do movimento amarelo, os partidários da primeira-ministra Yingluck Shinawatra, do movimento vermelho, começaram a chegar do interior para organizar manifestações alternativas. Isso aumenta o risco confrontações.

A oposição, que usa vermelho, acusa a primeira-ministra de ser uma fantoche do irmão, o ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto num golpe militar em 2006 depois de denúncias de corrupção, e de querer anistiá-lo. Depois de sobreviver a um voto de desconfiança no Parlamento nessa semana, Yingluck deixou claro que não pretende renunciar.

Os Shinawatra têm forte apoio político nas zonas rurais do Norte do país, enquanto a oposição se concentra na capital e nas principais cidades tailandesas.

Nenhum comentário: