segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ONU marca conferência de paz sobre Síria para janeiro

As Nações Unidas convocaram uma conferência de paz para acabar com a guerra civil na Síria, a ser realizada a partir de 22 de janeiro de 2014 em Genebra, na Suíça, depois de uma reunião do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, o ex-ministro do Exterior da Argélia Lakhdar Brahimi, com representantes dos Estados Unidos e da Rússia, informa a agência Reuters.

A expectativa é que participem o governo Bachar Assad e as oposições secularistas que lutam contra ele para "o estabelecimento, com base no consenso mútuo, de um governo de transição com plenos poderes executivos, inclusive sobre os militares e a polícia". Mas a oposição ainda exige o afastamento de Assad como precondição.

No campo de batalha, os rebeldes lançaram uma nova contraofensiva nos últimos três dias, tomando vilas e postos militares a leste de Damasco e a sudeste de Alepo, as duas principais cidades sírias. No sábado, bombardeios aéreos mataram pelo menos 40 pessoas em Alepo. Em Guta, o bairro da periferia de Damasco atacado com armas químicas em 21 de agosto, pelo menos 160 combatentes foram mortos no fim de semana.

Nenhum comentário: