domingo, 17 de novembro de 2013

Irã não insiste no direito de enriquecer urânio

O Irã tem o direito de enriquecer urânio, mas não vai insistir para que outros países o reconheçam, afirmou o principal negociador nuclear iraniano em declaração à agência de notícias Reuters. Se confirmada, esta posição pode acelerar a chegada a um acordo nas negociações para desarmar o programa nuclear do país, que serão retomadas nesta semana.

Sob pressão de sanções internacionais aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, o novo governo do presidente Hassan Rouhani, eleito em junho de 2013, fez concessões como ampliar o acesso dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nas negociações com as cinco potências com direito de veto na ONU (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia).

As questões centrais para as grandes potências são o enriquecimento de urânio e a abertura irrestrita das instalações iranianas a inspeções da AIEA. Aparentemente, a república islâmica parece disposta a ceder nos dois casos em troca do fim das sanções e do descongelamento de bens e contas bancárias do Irã no exterior.

Nenhum comentário: