sábado, 7 de setembro de 2013

Oposição conservadora vence eleições na Austrália

A coalizão conservadora do Partido Liberal Australiano e do Partido Nacional Australiano ganhou as eleições parlamentares na Austrália disputadas em 7 de setembro de 2013. O primeiro-ministro trabalhista Kevin Rudd reconheceu a derrota em telefonema para cumprimentar o vencedor, o liberal Tony Abbott, que será o próximo chefe de governo.

"A Austrália está aberta para negócios sob nova direção", declarou Abbott, prometendo mudanças como um superavit nas contas públicas.

Os trabalhistas estavam no poder desde 2007. Com suas políticas de estímulo à economia, a Austrália foi um dos poucos países ricos que conseguiram evitar a recessão na crise internacional de 2008-9, mas a luta interna do partido pelo poder entre Rudd e a ex-primeira-ministra Julia Gillard, que se alternaram no cargo sem eleições nacionais, irritou os eleitores.

Graças ao extraordinário desenvolvimento da China nas últimas décadas, grande compradora dos produtos primários australianos, o país cresce sem parar há 22 anos. Com um produto interno bruto, a Austrália tem a 12ª maior economia do mundo. É considerado o segundo melhor para se viver pelo Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas.

Nenhum comentário: