segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Governo dos EUA pode fechar à meia-noite

Por falta de acordo entre a Casa Branca e o Congresso dos Estados Unidos para aprovar o orçamento para o ano fiscal que começa amanhã, a máquina federal do país pode parar. Se isso acontecer 700 mil funcionários públicos serão orientados a ficar em casa e os serviços não emergenciais serão parados.

A oposição republicana, que domina a Câmara, insiste em condicionar a autorização para o governo continuar gastando ao adiamento por pelo menos um ano da entrada em vigor da reforma de saúde aprovada no primeiro governo Barack Obama para garantir a cobertura de cerca de 40 milhões de americanos que não têm seguro-saúde.

Há 17 anos, no governo Bill Clinton (1993-2001), um desacordo entre a Casa Branca e a maioria republicana na Câmara, na época liderada por Newt Gingrich, levou à paralisação temporária da máquina pública dos EUA. A questão agora é o impacto de um fechamento do governo para a recuperação econômica do país.

Até a meia-noite, os negociadores buscam uma solução, mas está difícil chegar a um acordo. Uma batalha maior está marcada para 17 de outubro, quando o Congresso terá de autorizar a elevação do teto da dívida pública dos EUA.

Nenhum comentário: