sexta-feira, 6 de setembro de 2013

EUA desaponta ao gerar 169 mil empregos em agosto

O saldo entre empregos gerados e fechados no mês de agosto nos Estados Unidos ficou em 169 mil, bem abaixo dos 185 mil esperados pelo mercado, indicou hoje o relatório oficial de emprego do Departamento do Trabalho. Os números de junho e julho foram revisados para baixo, com menos 74 mil vagas do que anunciado inicialmente.

Em outra pesquisa, a taxa de desemprego caiu para de 7,4% para 7,3% porque cerca de 300 mil pessoas desistiram de procurar emprego. A participação no mercado de trabalho é a menor percentualmente desde 1978.

Esses dados podem adiar a decisão do Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed) de reduzir seu programa de compra de títulos para estimular a economia, o chamado "alívio quantitativo", que implica a impressão em massa de dólares. Os analistas acreditavam que a medida pudesse ser anunciada já na reunião do Fed marcada para 17 e 18 de setembro de 2013. Agora, pode ser adiada.

No ano passado, o presidente do Fed prometeu manter a compra de US$ 85 bilhões em títulos por mês para retirar papéis do mercado e jogar mais dinheiro vivo em circulação até que o índice de desemprego baixe para 6,5%.

Nenhum comentário: