domingo, 29 de setembro de 2013

Berlusconi quer eleições antecipadas na Itália

Depois de derrubar o governo ao obrigar os cinco ministros de seu partido Povo da Liberdade a pedir demissão ontem, o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi propôs hoje a realização de eleições antecipadas na Itália.

Como as eleições de fevereiro deste ano foram inconclusivas, dando a vitória à esquerda na Câmara e à direita no Senado, o presidente Giorgio Napolitano deve convocar os líderes dos partidos que formam a grande coalizão do primeiro-ministro Enrico Letta para tentar evitar a realização de novas eleições.

A instabilidade crônica da política italiana agrava a crise econômica do país, que praticamente não cresceu no século 21. Amanhã, os investidores estarão atentos à variação nas taxas de juros cobradas para financiar a dívida pública da Itália, uma das maiores do mundo, de quase 200% do produto interno bruto.

Mais uma vez, Berlusconi, condenado com sentença definitiva por fraude e evasão fiscal, ameaçado de perder a cadeira no Senado e a imunidade, resolveu derrubar o governo para tentar salvar a própria pele.

É incrível que um personagem arquicorrupto e venal continue dominando a direita italiana. A Itália não consegue se livrar de Berlusconi. Não admira que o maior partido hoje seja o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo.

Nenhum comentário: