sábado, 3 de agosto de 2013

Presidente do Irã toma posse em meio a grave crise

O Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, homem-forte do regime, deu seu aval hoje ao novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, que será formalmente empossado amanhã pelo Majlis (Parlamento) pedindo que sirva o povo e defenda seus interesses das potências ocidentais.

Um dos principais objetivos do novo governo é justamente melhorar as relações com os Estados Unidos para enfrentar a crise crise econômica provocada pelas sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano, suspeito de desenvolver armas atômicas. A moeda nacional, o rial, perdeu 50% do valor nos últimos meses.

Ex-negociador nuclear, Rouhani, de 76 anos, substitui o linha-dura Mahmoud Ahmadinejad, que ameaçou várias vezes varrer Israel do mapa. Em entrevista à imprensa oficial iraniana, ele deixou claro que não tem a menor intenção de repetir essas ameaças.

Ao contrário, o novo presidente quer romper o isolamento do país para reduzir ou acabar com as "opressivas sanções" internacionais e se concentrar na recuperação da economia, observa o jornal The New York Times.

A suspensão total das sanções depende da solução da crise envolvendo o programa nuclear iraniano, que teria de parar de enriquecer urânio, como exigem várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e abrir suas instalações a inspeções de surpresa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Já a melhoria das relações com os EUA e Israel esbarrra na demonização desses dois países pela linha-dura do regime fundamentalista do Irã.

Nenhum comentário: