quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Obama suspende encontro com Putin

Como se suspeitava desde que a Rússia concedeu asilo a Edward Snowden, que revelou um grande programa de espionagem dos Estados Unidos via Internet, o presidente Barack Obama cancelou o encontro de cúpula que teria com o presidente Vladimir Putin daqui a um mês em Moscou.

Obama vai à reunião de cúpula do Grupo dos 20 (19 países mais ricos do mundo mais a União Europeia) em São Petersburgo, mas desmarcou o encontro com Putin.

Em sua tentativa de restaurar o poder imperial soviético, o homem-forte da Rússia não perde a oportunidade de fustigar os EUA, fomentando uma guerrinha fria. Os dois países estão em lados opostos na guerra civil da Síria, e a percepção no Kremlin é que os EUA perderam força e prestígio com as guerras do governo George W. Bush e a crise econômico-financeira dos últimos anos.

A Rússia também rejeita o plano americano de instalar um escudo de defesa antimísseis para proteger seus aliados europeus. Moscou vê o programa militar espacial Guerra nas Estrelas, lançado em 1983 pelo então presidente Ronald Reagan, como uma tentativa de Washington de atingir uma superioridade tecnológica, embora nenhum sistema antimísseis seja capaz de neutralizar uma chuva de mísseis como os herdados pela Rússia da União Soviética.

Analistas políticos dos EUA acrescentam outras questões, como democracia e direitos humanos, citando a repressão constante às oposições, o assassinato de jornalistas e ativistas críticos da era Putin como Anna Politkovskaya, os processos políticos contra empresários não alinhados ao Kremlin e a perseguição a homossexuais.

Nenhum comentário: