terça-feira, 27 de agosto de 2013

Liga Árabe admite que Síria usou armas químicas

A Liga Árabe reconheceu hoje que a ditadura de Bachar Assad usou armas neurotóxicas há seis dias num ataque contra os rebeldes que lutam há dois anos e meio para derrubar o regime na Síria.

Enquanto os Estados Unidos, a França e o Reino Unido se articulam para lançar um ataque punitivo contra o governo sírio, o ministro do Exterior, Walid al-Muallen, nega peremptoriamente que o regime tenha atacado seu próprio povo com armas químicas. A Rússia e o Irã, maiores aliados de Assad, repudiam a possível intervenção militar ocidental.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC, o secretário da Defesa dos EUA, Chuck Hagel, declarou que o país está pronto para atacar a Síria assim que o presidente Barack Obama ordenar. A 6ª Frota da Marinha americana tem quatro contratorpedeiros armados com mísseis de cruzeiro no Leste do Mar Mediterrâneo.

Para os analistas, a questão central é se será uma única onda de ataque, uma resposta específica contra o uso de armas químicas, como é mais provável, ou se os EUA planejam uma ação sustentada para derrotar o regime sírio ou pelo menos forçá-lo a negociar a paz. Na primeira hipótese, mesmo que as bases de lançamento e os arsenais de armas químicas sejam destruídos, o regime pode manter sua capacidade de derrotar os rebeldes com armamento convencional.

Nenhum comentário: