quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sarkozy tem contas de campanha rejeitadas na Justiça

Depois de ter as contas de suas campanha eleitoral de 2012 rejeitadas, o ex-presidente Nicolas Sarkozy pediu demissão hoje do Conselho Constitucional, o supremo tribunal de justiça da França. Apesar da condenação, estaria preparando sua volta à política.

Com a rejeição, Sarkozy não terá direito a um reembolso previsto pela lei eleitoral no valor de 11 milhões de euros, 47,5% das despesas autorizadas, e terá de devolver 153 mil euros que recebeu antecipadamente do Tesouro, informa o jornal Le Monde.

Sarkozy recorreu ao máximo tribunal francês em 10 de janeiro de 2013, depois de ter as contas rejeitadas pela Comissão Nacional de Contas de Campanha e Financiamentos Políticos.

Desde então, os relatores do caso examinaram 46 caixas com documentos sobre arrecadação e gastos da candidatura à reeleição do ex-presidente, derrotado em maio do ano passado pelo socialista François Hollande. Em várias ocasiões, os advogados de Sarkozy apresentaram novos esclarecimentos e explicações.

Essa auditoria concluiu que a candidatura Sarkozy gastou 23,095 milhões de euros, superando o limite legal de 22,509 milhões de euros para quem chega ao segundo turno da eleição presidencial na França. Por isso o Conselho Constitucional rejeitou as contas.

Nenhum comentário: