terça-feira, 2 de julho de 2013

Militares do Egito podem dissolver Parlamento

Em meio a uma onda de protestos e boatos de que os militares vão dissolver o Parlamento, o presidente Mohamed Mursi reuniu-se hoje com o comando das Forças Armadas do Egito. Ontem os militares deram um ultimato de 48 para que os políticos se entendam e acabem com a atual crise. Caso contrário, vão impor seu próprio plano.

Mais uma vez, centenas de milhares de pessoas ocupam hoje a Praça da Libertação, no Centro do Cairo, por convocação do movimento oposicionista Tamarod (Rebelde), que pretende manter os protestos até a renúncia do presidente.

Mursi, da Irmandade Muçulmana, é acusado de autoritarismo e de tentar impor um regime islamita. As oposições aparentemente preferem os militares.

O Canadá fechou hoje sua embaixada no Egito e citou como causa a falta de segurança para seus funcionários.

A economia egípcia só se deteriorou desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro de 2011. Frequentemente faltam água, energia elétrica e outros serviços básicos. O Egito pediu ajuda de emergência ao Fundo Monetário Internacional, mas, sem estabilidade política interna, o país não se reconstrói.

Nenhum comentário: