sábado, 6 de julho de 2013

ElBaradei é anunciado e rejeitado como primeiro-ministro

O ex-diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) Mohmaed ElBaradei, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2005, foi anunciado hoje como primeiro-ministro interino do Egito. Horas mais tarde, um porta-voz da Presidência desmentiu a notícia, dizendo que é um dos nomes considerados, mas ainda não houve uma decisão final.

Três dias do golpe contra o primeiro presidente eleito democraticamente da história do país, Mohamed Mursi, da Irmandade Muçulmana, a indicação é vista como uma tentativa de dar uma face civil e liberal ao governo imposto pelas Forças Armadas em resposta a uma ampla mobilização popular.

Fortemente secularista, contrário à mistura de política com religião, ElBaradei sofre forte oposição dos partidos islâmicos. A Irmandade Muçulmana incluiu o repúdio ao ex-diretor de AIEA entre os palavras de ordem gritadas em suas manifestações.

O partido salafista (mais radical do que a Irmandade), que apoiou a convocação das Forças Armadas para participar das futuras eleições, também o rejeita. Ameaçou deixar o processo se ElBaradei fosse confirmado no cargo.

Nenhum comentário: